Tamanho do texto

Ao todo quatro milhões de pessoas comparecerem nas 21 provas da F1 em 2018. Grupo Liberty Media projeta crescimento ainda maior em 2019

GP da Inglaterra registrou maior público da temporada: 140 mil pessoas
Reprodução
GP da Inglaterra registrou maior público da temporada: 140 mil pessoas

A Liberty Media, grupo que organiza a Fórmula 1 desde 2017, anunciou nos últimos dias que a temporada de 2018 foi um sucesso de público na categoria do automobilismo.

Leia também:  Federação Internacional quer homens e mulheres competindo juntos na F1

De acordo com as informações disponíveis, o público cresceu 7.8% em relação ao ano anterior. Em números totais foram quatro milhões de pessoas em todas as 21 provas do circuito.

Olhando as corridas realizadas no domingo, a média de público registrada foi de 80 mil espectadores. O aumento agradou e deixou os sócios da agência otimistas. Eles projetam um aumento ainda maior para o ano de 2019.

“Esses números grandes, comparados favoravelmente com outros grandes eventos esportivos, confirmam uma tendência de crescimento”, disse San Bratches, diretor de operações especiais da Fórmula 1 .

San tem razão. O público da Fórmula 1 em apenas um dia durante 2018 superou o registrado na Liga dos Campeões (46.630), na Bundesliga (44.657) e na final da Copa do Mundo da Rússia (47.317).

Leia também:  Regra da Fórmula 1 para 2019 diminui pressão sobre o peso dos pilotos

A competição que chegou mais próximo da Fórmula 1 em termos de média foi a NFL, campeonato de futebol americano dos EUA. O esporte da bola oval registrou 67.405 espectadores por jogo.

Somente no GP da Inglaterra , disputado em 08 de julho no Circuito de Silverstone, 140 mil pessoas assistiram a corrida, o maior público entre as provas do ano. O segundo lugar ficou com o GP do México: 135.407 espectadores.

“Estamos particularmente satisfeitos com os resultados e as pesquisas realizadas durante a temporada com relação aos níveis de satisfação dos espectadores, pois mostram que nossos esforços para envolver os torcedores estão funcionando bem”, completou San Bratches.

Com a boa perspectiva no segundo ano da Liberty Media na Fórmula 1 é bem possível que a ideia da empresa em modificar o calendário da categoria se concretize.

Em novembro de 2018 foi apresentada uma proposta para os investidores da empresa a fim de  aumentar o número das corridas para 25 ao ano e mudar de local as provas que não são lucrativas. Dessa forma, o público da F1 pode aumentar ainda mais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.