Tamanho do texto

Após oito anos, o polonês volta à categoria onde sofreu grave acidente em 2011. Seu companheiro será George Russel, de apenas 20 anos

Robert Kubica foi anunciado como piloto da Williams para 2019
Reprodução / Williams
Robert Kubica foi anunciado como piloto da Williams para 2019

A Williams anunciou, nesta quinta-feira (22), o polonês Robert Kubica, 33 anos, como seu piloto titular na próxima temporada, ao lado do novato britânico George Russell, 20.

Leia também: Organizadores planejam mudanças para o calendário da Fórmula 1. Saiba quais

Piloto de testes da equipe em 2018, Kubica voltará a ter um carro na Fórmula 1 quase oito anos depois do grave acidente que quase encerrou sua carreira nas pistas, em fevereiro de 2011.

Na ocasião, o polonês bateu durante uma prova de rali na Itália e teve múltiplos traumatismos no braço, na perna e na mão, que correu o risco de ser amputada.

Leia também: Família de Schumacher divulga entrevista inédita do piloto antes do acidente

"Robert impressionou a equipe após conduzir vários testes para a Williams em 2017, antes de se tornar piloto reserva e de desenvolvimento na temporada de 2018. Durante esse período, Robert gastou bastante tempo trabalhando nos autódromos e na fábrica, também tendo a oportunidade de guiar o FW41 em testes oficiais", diz a nota da Williams.

Leia também: Ayrton Senna não estava feliz com sua vida e bastante chateado com Schumacher

No comunicado, o piloto afirmou que foi um "desafio" voltar ao grid da F1. O polonês disputou cinco temporadas na categoria, conquistando uma vitória e 12 pódios, e chegou a figurar como um dos mais promissores pilotos da F1.

"Foi um duro caminho para retornar à Fórmula 1, mas o que parecia quase impossível começa a virar realidade. Estou entusiasmado de poder dizer que estarei no grid da Fórmula 1 em 2019", disse Kubica .


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.