Tamanho do texto

Site catawiki abre leilão de mais de 250 peças do piloto brasileiro. Um dos capacetes de Senna incluídos na lista está avaliado em R$ 645 mil

Capacete de Ayrton Senna usado no GP da Holanda em 1985 será leiloado
Reprodução/ Site Ayrton Senna
Capacete de Ayrton Senna usado no GP da Holanda em 1985 será leiloado

O capacete de Ayrton Senna utilizado no Grande Prêmio de Zandvoort, na Holanda, em 1985, está sendo leiloado no site Catawiki. O valor estimado do produto está em 150 mil euros (cerca de R$ 645 mil na cotação atual) e os lances estarão abertos para o público até o dia 28 de outubro.

Leia também:  Ex-chefe de Schumacher diz que visita o alemão duas vezes por mês

Em 1985 Senna tinha acabado de trocar a Toleman pela Lotus e ficou em terceiro do GP da Holanda. Naquela temporada, sua segunda como profissional, o brasileiro terminou em 4º na colocação geral. Além do capacete de Ayton Senna , a plataforma online também irá disponibilizar cerca de 250 itens exclusivos avaliados em 1 milhão de euros.

Os outros itens ficarão disponíveis para que os fãs de Fórmula 1 façam seus lances de outubro até dezembro. O leilão inclui um conjunto de luvas de corrida amarelas, outros dois capacetes e um macacão original. O especialista da Catawiki, Marc Jans comentou sobre o estado das peças.

“Sobre as luvas, existem numerosas manchas de óleo, um sinal claro de quanto elas foram usadas. Então, quem arrematá-las vai começar a se sentir perto de Ayrton Senna”, explicou. Segundo ele, é extremamente “raro encontrar capacetes similares no mercado, principalmente porque remonta ao início da carreira de Senna”.

Leia também:  De saída da McLaren, Vandoorne se juntará a Massa na Fórmula E em 2019

Tricampeão mundial de Fórmula 1 , Ayrton Senna é considerado um ícone da história do automobilismo. Junto com a McLaren, escuderia pela qual dirigiu após sair da Lotus em 1987, foi campeão mundial no ano de 1988, 1990 e 1991. Conquistou o vice-campeonato em 1989 e 1993.

O piloto faleceu em 1 maio de 1994 após sofrer um acidente no GP de San Marino, em Ímola, na Itália. Senna perdeu o controle do carro na curva Tamburello e se chocou contra um muro de concreto a aproximadamente 200 km/h. Seu funeral e velório provocaram uma das maiores comoções da história do Brasil e teve uma grande repercussão mundial.

Vinte e quatro anos depois de sua morte, além do leilão do capacete de Ayrton Senna seu clube do coração, o Corinthians, lançou o terceiro uniforme da equipe para 2018 com homenagem ao piloto . Em tom preto e dourado, a camisa tem 41 linhas horizontais (mesmo número de vitórias de Senna na carreira), além da inscrição SENNA SEMPRE no interior da gola.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.