Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Regulamento do Paulista prejudica rodadas finais. Você o mudaria?

Grupo dos oito primeiros abre vantagem praticamente definitiva e campeonato perde a graça

iG São Paulo |

As três rodadas finais da primeira fase do Campeonato Paulista serão esvaziadas de emoção na parte de cima da tabela. Não há muito em jogo. A disparidade entre os oito times que devem se classificar para a segunda fase do torneio dos outros 12 times é tamanha, que antes do encerramento da 16ª rodada, nesta quinta-feira, o Bragantino , oitavo colocado com 26 pontos, tem sete pontos a mais que o nono, o Paulista de Jundiaí. E são apenas nove pontos em disputa nas três rodadas finais.

Veja a classificação completa e os próximos jogos do Campeonato Paulista

O Linense tem a mesma pontuação do Paulista e pode chegar a 22 nesta quinta se bater o Guarani em Campinas. O time de Lins é quem tem mais chances de aprontar algo para o Bragantino.

Corinthians , Sâo Paulo , Palmeiras e Mogi Mirim já estão classificados matematicamente. Santos , Ponte Preta , Guarani e Bragantino estão quase lá. Caso o Guarani vença em casa nesta quinta, apenas a oitava vaga estará em aberto, mas o time de Bragança Paulista teria três jogos para somar três pontos e assim se classificar. Ou seja, há muito pouco em jogo nestas rodadas.

O regulamento do Campeonato Paulista mudou no ano passado para diminuir as chances de os grandes times do Estado ficarem de fora da fase final. Entre 2007 e 2010 apenas os quatro primeiros se classificavam. E nestes quatro campeonatos apenas em 2009 os quatro grandes foram semifinalistas.

Em 2011, Palmeiras, São Paulo, Santos e Corinthians foram os melhores. E neste ano estão próximos de conseguir o feito. O Santos foi o único dos quatro grandes que perdeu uma partida para rivais do interior . Nas rodadas finais do campeonato, a disputa será exclusiva por um melhor posicionamento na tabela. Mesmo assim, a vantagem é mínima.

Pelo regulamento, os quatro primeiros jogarão a partida única das quartas de final em casa, sem vantagem do empate. Nas semifinais, a regra é a mesma. Igualdade leva o jogo para os pênaltis. Nem mesmo ficar em primeiro representa uma vantagem considerável, portanto.

Até mesmo na zona de rebaixamento há poucos times envolvidos. Cinco times disputam diretamente contra o descenso. O Comercial está praticamente relegado com seus oito pontos. O seu rival Botafogo, com 10, o XV de Piracicaba e o Guaratinguetá, com 11, fecham a zona de rebaixamento. Vale lembrar que o Guará enfrenta o Santos nesta quinta na Vila Belmiro. O Catanduvense, com 13 pontos, também joga nesta quinta com tarefa igualmente complicada. Visita o São Paulo em Barueri. Depois do "quinteto da degola", a primeira equipe que aparece na tabela é a Portuguesa, com 17 pontos. Seis pontos acima do primeiro time na zona de rebaixamento.

Vote na enquete e deixe sua opinião. O Paulistão deve continuar assim ou seu regulamento deve ser mudado?

Leia tudo sobre: paulistão 2012corinthianspalmeirassantossão paulo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG