Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Grêmio começa bem, termina mal e segura vitória contra Bahia

Na estreia de Joel Santana, time gaúcho fez 2 a 1 e livrou seis pontos do rebaixamento

iG Porto Alegre |

null

O Grêmio entrou em campo, na noite desta quinta-feira, em Salvador, para enfrentar o Bahia com um objetivo modesto: vencer, melhorar a campanha e continuar em fuga do rebaixamento. Uma suada vitória por 2 a 1 depois, a equipe de Celso Roth está na zona da Copa Sul-Americana, consolidou uma ideia de jogo e, caso queira sonhar com voos mais altos no Brasileirão, precisará ser mais regular.

Não é exagero, afinal, a tranquila atuação do primeiro tempo deu espaço para uma atuação recheada de defeitos na etapa final. Ao ponto de o resultado correr perigo. Com direito a milagrosa defesa de Victor em cabeçada Jones Carioca aos 41 minutos.

Entre para a Torcida Virtual e convide seus amigos

Twitter iG Grêmio: Notícias e comentários em tempo real

Veja como está a tabela do Campeonato Brasileiro

Talvez por isto o resultado tenha tanto significado. Com 27 pontos, o Grêmio subou para o 13º lugar. Livrou seis pontos dos últimos quatro. O Bahia é o primeiro fora da zona do rebaixamento, com 24.

O Grêmio, agora, recebe o São Paulo, domingo, às 18h, no Olímpico. Mesmo dia e horário da partida do Bahia com o Atlético-MG.

O jogo
Na lógica dos adversários ideais, o Grêmio se saiu melhor. Aproveitou a dificuldade do Bahia em vencer como mandante e ganhou a segunda como visitante. Chegou a dar show no primeiro tempo: 55% de posse de bola, oito finalizações, 11 desarmes e quase 90% de aproveitamento de passes.

Muito pela boa fase dos três meias Marquinhos, Douglas e Escudero e do esquema 4-2-3-1. Com Mário e Julio Cesar aparecendo para o jogo e a intensa troca de passes curtos, confundiu a marcação adversária. E Brandão, bem posicionado, sempre era opção para finalizar as jogadas.

Então, as chances começaram a surgir. Julio Cesar perdeu uma, Brandão outra e Fábio Rochemback a terceira. A melhor atuação se converteu em gol, aos 28 minutos, quando o centroavante concluiu de cabeça linda jogada: 1 a 0.

O Grêmio continuou melhor. Sete minutos depois, Escudero ampliou em belo chute de primeira: aparou rebote de cabeçada de Brandão na trave após cruzamento de Douglas. O domínio poderia ter virado goleada caso o camisa 10 não tivesse desperdiçado pênalti, que, diga-se de passagem, não aconteceu. Fabinho cometeu falta em Douglas, é verdade, porém, fora da área.

Os 15 minutos de intervalo apagaram tudo o que aconteceu no primeiro tempo. Com Maranhão, o Bahia adiantou a marcação e, com Carlos Alberto e Reinaldo abertos pelas pontas, pressionou o Grêmio.

Foi ajudado pelo árbitro Felipe Gomes da Silva, que cometeu o segundo erro da noite: marcou pênalti inexiste de Edcarlos em Reinaldo. Souza bateu e, aos 12 minutos, descontou: 1 x 2.

A vitória que parecia tranquila ganhou ares de dramaticidade. Carlos Alberto obrigou Victor a fazer boa defesa em chute de fora da área. Souza, de cabeça, quase empatou. Mais: Fernando e Rochemback afastaram chutes em que o camisa 1 estava batido.

Sem conseguir trocar passes, o Grêmio viveu de chutões. Só aos 32, em rápida escapada de Escudero, Marquinhos desperdiçou a única chance criada.

Ainda deu tempo para Victor segurar o resultado em grande defesa em cabeçada de Jones Carioca.

Veja como está e participe da Torcida Virtual do Grêmio

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 2 GRÊMIO

Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador, Bahia (RS)
Data: 08 de setembro de 2011, quinta-feira
Horário: 20h30min (horário de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Lilian da Silva Fernandes Bruno
Cartões amarelos: Titi, Ricardinho, Fabinho (Bahia) e Brandão, Mário, Edcarlos, Fábio Rochemback, Saimon e Victor (Grêmio)

Gols:

Grêmio: Brandão, aos 28 minutos, Escudero, aos 35 minutos, do primeiro tempo.

Bahia: Souza, aos 12 minutos do segundo tempo

Bahia: Tiago; Jancarlos (Maranhão), Paulo Miranda, Titi e Marcos; Fahel, Fabinho, Ricardinho (Jones Carioca) e Carlos Alberto; Reinaldo e Souza (Junior). Técnico: Joel Santana

Grêmio: Victor; Mário, Edcarlos, Saimon e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Marquinhos (Leandro), Douglas (Gabriel) e Escudero (Adilson); Brandão. Técnico: Celso Roth

Leia tudo sobre: grêmiobrasileirão 2011bahia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG