Tamanho do texto

Considerado um dos melhores tenistas do mundo, Guga deu nome a um dos Grupos do ATP Finals. Na final do dia 18 o brasileiro terá outra homenagem

Gustavo Kuerten foi número 1 do mundo no simples masculino em 2000
Reprodução
Gustavo Kuerten foi número 1 do mundo no simples masculino em 2000

Na tarde desta segunda-feira (05), a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) anunciou os grupos para o Nitto ATP Finals, que acontecerá em Londres entre os dias 11 e 18 de novembro, com uma homenagem ao tenista brasileiro Gustavo Kuerten.

Leia também:  Arthur Zanetti ganhou a medalha de prata nas argolas no Mundial de Ginástica

No fim de semana, a Associação anunciou que o tenista Gustavo Kuerten seria homenageado no sorteio de definição dos grupos para o ATP Finals dando seu nome ao Grupo 1. O outro agrupamento leva o nome de Lleyton Hewitt, ex-tenista australiano.

Questionado pelo LanceNet sobre a honraria, Guga respondeu. “É uma alegria, uma satisfação muito especial, dessas que a gente não tem como imaginar. Receber uma homenagem como essa, traz muita motivação, traz muita convicção que estamos no caminho certo nesse processo de transformar o tênis no Brasil”.

Primeiro e único tenista brasileiro a ser número 1 do mundo no simples, o ex-atleta de 42 anos tem um instituto com seu nome e uma escola para o desenvolvimento do esporte no país. Sobre as expectativas futuras, Guga está empolgado.

Leia também:  Estátua em homenagem a Salah vira piada nas redes sociais. Veja memes

“Dá um ‘gás’ enorme (a homenagem) para continuar trabalhando próximo às quadras. É isso que essa homenagem representa! Esse prêmio transmite tudo o que já aconteceu na minha carreira, obviamente, mas também as conquistas atuais, tanto na parte social quanto no desenvolvimento do tênis”, completou.

Gustavo Kuerten dá nome a um dos grupos do ATP Finals de Londres
Reprodução
Gustavo Kuerten dá nome a um dos grupos do ATP Finals de Londres

A Associação também anunciou que a homenagem não ficará apenas no nome do Grupo e, na final do dia 18 de novembro, terá honrarias em quadra. “Vamos para lá celebrar para voltar com pique total para 2019”, comemorou Guga.

A carreira do tenista brasileiro recebeu outra lembrança importante durante esse ano.  Tricampeão de Roland-Garros , ele foi anunciado pela Federação Francesa de Tênis como o primeiro tenista embaixador do Grand Slam francês.

Além do sorteio, nesta segunda-feira o espanhol Rafael Nadal anunciou que não competirá nessa edição do Finals e passará por cirurgia no tornozelo. Para substituí-lo, a ATP inseriu o norte-americano John Isner.

Atual número 1 do mundo , o sérvio Novak Djokovic é o preferido para levar o troféu. O vencedor do torneio levará para casa a quantia de 8 milhões de dólares (R$ 29,8 milhões, na cotação atual). Confira abaixo os dois grupos do último torneio de tênis da temporada:

Grupo Gustavo Kuerten
[1] Novak Djokovic (SRB) 
[3] Alexander Zverev (GER) 
[5] Marin Cilic (CRO) 
[8] John Isner (EUA)

Grupo Lleyton Hewitt
[2] Roger Federer (SUI) 
[4] Kevin Anderson (RSA) 
[6] Dominic Thiem (AUT) 
[7] Kei Nishikori (JPN

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.