Sa Jae-hyouk foi ouro em 2008 na categoria até 77 quilos e deve ser afastado da equipe que disputará os Jogos, este ano, no Rio
O halterofilista sul-coreano Sa Jae-hyouk, medalha de ouro na categoria até 77 quilos nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, recebeu nesta segunda-feira uma pena de inabilitação esportiva de 10 anos por supostamente agredir um companheiro de forma brutal.
A Federação de Halterofilismo da Coreia (KWF) ditou sua sentença sobre o atleta depois que o mesmo foi acusado nos tribunais e interrogado no domingo pela polícia da cidade nordeste de Chuncheon, informou a agência local "Yonhap".
Sa, de 30 anos, supostamente proferiu um soco na cara do também halterofilista Hwang Woo-man, de 21, durante uma discussão em um local na noite de 31 de dezembro.
A vítima foi hospitalizada com um ferimento na maçã do rosto que segundo o boletim médico demorará seis semanas para curar.
O agressor testemunhou na delegacia que se encontrou com Hwang na noite da virada do ano para esclarecer um primeiro incidente ocorrido em fevereiro, no qual o halterofilista mais veterano já havia dado uma bofetada no mais jovem.
O campeão olímpico de 2008, que ficou fora da competição em Londres 2012 por um deslocamento no cotovelo, será provavelmente afastado de sua seleção para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.