Os banheiros de bolso ficarão em prateleiras para o uso do público
Divulgação
Os banheiros de bolso ficarão em prateleiras para o uso do público

O São Chico ECO Festival, evento do Circuito Mundial de Surfe para as categorias Pro Junior e QS 1500, acontece em São Francisco do Sul, Santa Catarina, entre os dias 05 e 07 de outubro. Organizado pela brasileira Marina Werneck, o Festival tem como objetivo fortalecer o crescimento da categoria feminina no país e promover a preservação do meio ambiente. Por esse motivo, apresentará os banheiros de bolso.

Leia também:  Santos arrecada R$ 38 mil com bilheteria e doa para projetos na África; Entenda

Os  banheiros de bolso , também conhecidos como banheiros sustentáveis, têm o formato de um envelope de 17 x 17 cm e abre como uma carteira. É revestido internamente por uma manta de celulose reciclada, livre de odores e com capacidade de absorção de até 700 ml de urina em segundos.

A empresa Número 1 será a responsável por instalar uma ‘Vila Ecológica’ com os banheiros. “Estamos muito contentes em fazer parte de mais esse projeto. Desde o início a ideia era desenvolver uma solução com características de privacidade, higiene, praticidade e que fosse ecologicamente correta. E nada melhor que um evento como esse para levantarmos essa discussão tão importante”, destaca o catarinense Flávio Boabaid, CEO da empresa.

Leia também:  WSL quer construir piscina de ondas de Kelly Slater no Brasil. Saiba mais

Os banheiros de bolso podem ser usados por homens e mulheres, economiza em média até 30 litros de água por usuário. Dispensa instalação hidráulica e rede de esgoto, sendo muito acessível para festivais de grande porte. A experiência foi apresentada para cadeirantes e idosos, que aprovaram o uso.

Os banheiros de bolso são conhecidos também como banheiros sustentáveis do futuro
Divulgação
Os banheiros de bolso são conhecidos também como banheiros sustentáveis do futuro

A embalagem do banheiro de bolso é composta por um saco plástico reciclado e biodegradável. “O plástico é tratado com um novo aditivo, uma resina especial, que o transforma em biomassa, H2O e Co2 em apenas 24 meses, sendo totalmente absorvido pelo meio ambiente sem resíduos tóxicos na sua decomposição”, explica Flávio.

Todos os cuidados foram tomados para que as pessoas possam descartar o produto em aterros sanitários sem causar danos ao meio ambiente. O resíduo também pode ser usado como adubo orgânico e na produção de biogás.

O ECO Festival terá seis linhas temáticas socioambientais: praia acessível para todos, ecoturismo, gerenciamento de resíduos sólidos na orla da Prainha, educação socioambiental, preservação e fomento à alimentação saudável. O público poderá participar de atividades promovidas por parceiros como a ONU, Projeto Ecosurf, Projeto Route, entre outros.

Leia também:  Maya Gabeira entrou para o Guinness Book por maior onda surfada por mulher

Além dos banheiros de bolso , São Chico também marca um momento importante na cidade. Será o primeiro campeonato exclusivamente feminino da WSL realizado em Santa Catarina. A pontuação da competição será maior. Para o WSL Qualifying Series o evento vale 1.500 pontos. Para o ranking regional da WSL South America, que define a campeã sul-americana da temporada, o ECO Festival vale 1.000 pontos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!