Tamanho do texto

Tradicional palco do futebol brasileiro, o estádio receberá o encontro entre o Corinthians Steamrollers e seleção paulista de futebol americano

O Pacaembuserá palco do encontro entre Corinthians Steamrollers e a seleção paulista de futebol americano
Divulgação
O Pacaembuserá palco do encontro entre Corinthians Steamrollers e a seleção paulista de futebol americano

O Estádio do Pacaembu inovará e será sede de uma partida de futebol americano na próxima segunda-feira (17), às 15h, quando o selecionado a SPFL (Liga de Futebol Americano de São Paulo) e o Corinthians Steamrollers se enfrentarão em partida amistosa.

Leia também: Confusão em liga universitária de futebol americano marca feriado nos EUA

O rolo compressor, tradução em português para Steamrollers enfrentará nada menos que a seleção paulista da Liga. A equipe corintiana é tetracampeã paulista, em quatro edições disputadas e bicampeã brasileira de futebol americano .

No Brasil, apenas quatro equipes foram campeãs nacionais. O Corinthians também detém a impressionante marca de quatro anos sem derrotas, sendo 39 vitórias consecutivas.

A equipe não é sucesso somente no campo. O Corinthians Steamrollers possui mais de 1,3 milhões de fãs no Facebook. Este número ranquearia o time entre os 25 maiores times americanos da National Football League (NFL).

Leia também: Bicampeão da NFL é condenado a oito anos de prisão por tentativa de matar ex

De acordo com o site oficial do clube, em 2013, o time recebeu visita do Arizona Cardinals, time mais antigo dos EUA, para entender como um time brasileiro poderia fazer tanto sucesso e ter mais seguidores do que eles próprios.

A Liga Paulista contará com integrantes de seus filiados representando times como, Rio Preto Weilers, São Paulo Storm, Santos Tsunami, Spartans Football, ABC Corsários, Ponte Preta Gorilas, Ocelots FA, Inter de Limeira Tomahawk, Piracicaba Cane Cutters, Tatuapé Monsters, São Bernardo Avengers, Leme Lizards, entre outros.

A entrada para a partida da próxima segunda-feira (17) no Pacaembu não será cobrada. Os fãs que quiserem acompanhar o jogo precisam levar apenas 1 kg de alimento não perecível.

Uma modalidade pouco praticada no Brasil, ainda, o futebol americano é o esporte preferido nos Estados Unidos. No país desde 2009, quando foi criada a Liga Brasileira e duas edições disputadas, houve a oficialização e criação da Confederação Brasileira de futebol americano, onde torneio passou a se chamar Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, a partir de 2012. Ao todo são 10 anos de disputas nacionais.

Leia também: Jogadores da NFL fantasiados de traficante de drogas e usuário causam polêmica

Em 2014, a Confederação Brasileira criou a Superliga Nacional de f utebol americano , intitulada como a Primeira Divisão, e a Liga Nacional de Futebol Americano, a Segunda Divisão. Já em São Paulo a Liga existe desde 2016 e em 2019 a competição Paulista contará com 20 times divididos em duas divisões: Série Diamante e Série Ouro.