Tamanho do texto

Travis Frederick se sentiu indisposto durante treinamento da equipe na Califórnia. Síndrome de Giullain-Barré causa fraqueza e pode ser fatal

Travis Frederick, jogador do Dallas Cowboys - NFL, luta contra síndrome de Giullain-Barré
Reprodução
Travis Frederick, jogador do Dallas Cowboys - NFL, luta contra síndrome de Giullain-Barré

O jogador de futebol americano, Travis Frederick, utilizou suas redes sociais para anunciar que foi diagnosticado com a síndrome de Giullain-Barré.  Segundo Travis, a doença foi diagnosticada em sua fase inicial e, apesar de causar fraqueza progressiva, ele espera continuar a defender o Dallas Cowboys .

Leia também: Jogadores voltam a protestar durante hino em jogos da pré-temporada da NFL

 “Após extensa examinação e investigação durante as últimas semanas, fui diagnosticado com a Síndrome de Guillain-Barré, que é uma doença autoimune. Nas últimas 48 horas, recebi dois tratamentos que abordam minha condição e estou me sentindo muito melhor do ponto de vista da força", publicou o atleta da NFL no Twitter.

O atleta se sentiu indisposto durante os treinamentos da equipe na Califórnia e procurou um especialista. Segundo publicação do The Guardian , Travis relatou sentir “semelhantes ferrões” em seu pescoço e ombros. Outros sintomas comuns da doença são: formigamento nos pés e nas pernas, sensação de desmaio e, em alguns casos, dificuldades para engolir sólidos.

Apesar do otimismo do atleta, a expectativa é de que ele só retorne aos treinos depois de terminado o atual tratamento. "Os médicos dizem que ainda não é possível determinar um cronograma para o retorno ao campo, mas espero que eu possa jogar o quanto antes", escreveu Frederick.

Leia também: Carmelo Anthony fecha com o Houston Rockets

A síndrome de Guillain-Barré é muito rara. No Brasil, por exemplo, são menos de 15 mil casos diagnosticados por ano. A condição é desencadeada geralmente por infecção bacteriana ou viral aguda. Em 2016 chegou a ser associada a epidemia de zika vírus. Ela pode ser fatal.

Travis Frederick tem 27 anos e foi escolhido por quatro vezes para o Pro Bowl da NFL. Foi draftado pelos Cowboys em 2013 e participou de todos os 83 jogos da equipe desde então. Há dois anos, Frederick assinou uma extensão de seu contrato de seis anos por US$ 56 milhões que, na época, o tornou o center mais bem pago da NFL. Hoje ele é o quarto da lista.

Temporada 2018 da NFL

Dallas Cowboys é um time do Texas que disputa a NFC Leste na NFL
James D. Smith/Dallas Cowboys
Dallas Cowboys é um time do Texas que disputa a NFC Leste na NFL

O Dallas Cowboys já pensa em opções para substituir Travis durante seu tratamento. Desde seu afastamento, Joe Looney tem trabalho como center na defesa. Zack Martin é outra opção para o elenco. Tyron Smith, escolha de 2011, tem enfrentado problemas nos últimos anos e coloca em cheque uma das melhores linhas ofensivas da NFL.

Leia também: Jogadores do basquete japonês são expulsos após escândalo de prostituição

A esperança para o ano é justamente a linha ofensiva comandada por Ezekiel Elliott e o potencial do quarterback Dak Prescott. O início da temporada da NFL 2018 está marcado para começo de setembro. Na semana 1, o Dallas Cowboys irá enfrentar o Panthers, dia 09/09.