Tamanho do texto

Presidente Donald Trump disse que a medida é uma "total falta de respeito"

Colin Kaepernick, quarterback que defendeu o San Francisco 49ers, é um dos pioneiros da ação na NFL
NFL/DIVULGAÇÃO
Colin Kaepernick, quarterback que defendeu o San Francisco 49ers, é um dos pioneiros da ação na NFL

A NFL decidiu nesta quarta-feira que os jogadores da principal liga de futebol americano do país podem se ajoelhar durante a execução do hino nacional sem sofrer nenhuma punição. O posicionamento foi tomado após uma reunião em Nova York entre os representantes das 32 equipes que disputam a competição.

Leia também: Assistente da NFL se demite após vídeo cheirando pó branco; assista

A medida da entidade, que administra a liga esportiva mais popular dos Estados Unidos, contraria o desejo do presidente Donald Trump, que pediu para os times da NFL demitirem atletas que protestassem durante o hino.

Jogadores da NFL se ajoelharam durante execução do hino dos EUA como forma de protesto contra Donald Trump
Twitter/Reprodução
Jogadores da NFL se ajoelharam durante execução do hino dos EUA como forma de protesto contra Donald Trump

Em resposta à decisão da National Football League, o mandatário republicano escreveu em sua conta no Twitter que a medida é uma "total falta de respeito" pelos Estados Unidos.

A manifestação silenciosa dos jogadores começou no ano passado, em protesto contra a violência policial contra minorias raciais, mas ganhou uma nova proporção após a hesitação de Trump em criticar supremacistas brancos. 

Reações

Diante das críticas de Trump, muitos se manifestaram. O comissário da liga profissional de futebol americano, Roger Goodell, afirmou que "o presidente mostra uma total falta de respeito para os nossos campeões e sobre as ideias dos outros".

Já o dono da franquia do New England Patriots, vencedor do último Superbowl, Robert Kraft, afirmou que estava "profundamente decepcionado" com Donald Trump - do qual foi um dos maiores apoiadores durante a campanha eleitoral.

Leia também: Jogador da NFL dá resposta machista à jornalista e gera polêmica

"Eu estou profundamente decepcionado pelo tom usado pelo presidente. Nossos jogadores são inteligentes, racionais e se preocupam profundamente com a nossa comunidade. Eu apoio o direito deles causarem pacificamente uma mudança social", emitiu em nota.

Em um artigo publicado na revista "Sports Illustrated", a entidade emitiu uma nota oficial em que afirma que "nossos jogadores estão melhores quando ajudamos a criar um senso de unidade em nosso país e nossa cultura".

Leia também: Imagens fortes! Torcedor agride homem durante partida da NFL; assista

"Não há exemplo melhor do que a extraordinária resposta dos nossos times e atletas aos terríveis acidentes naturais que esperamos no último mês. Comentários segregadores como esses demonstram uma infeliz falta de respeito com a NFL, nosso grande esporte e todos os nossos jogadores, e uma falha ao entender a esmagadora força do bem que nossos times e atletas representam em nossa comunidade", disse a entidade.

    Leia tudo sobre: Donald Trump