Tamanho do texto

Projeto contará com uma arena, cursos, centro de treinamento e salas de gaming experience. É a On e-Stadium

Competição de e-Sports
Arquivo iG Esporte
Competição de e-Sports

O Brasil é o terceiro maior país em audiência de torneios de e-Sports no mundo, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos. Com um público de 17,7 milhões de pessoas, deverá ser ainda um dos países com maior crescimento do setor nos próximos cinco anos.

Leia também: Premiação de e-Sports é 43% maior do que a da Libertadores da América 2017

No mundo, os números são ainda mais impressionantes. Segundo a Newzoo, agência global de marketing especializada na modalidade, o mercado de e-Sports deve crescer quase 15% neste ano, faturar mais de 1 bilhão de dólares e alcançar um público de mais de 450 milhões de pessoas.

É neste cenário otimista para o mercado de jogos eletrônicos que, a partir de agosto deste ano, a cidade de São Paulo contará com o maior complexo de e-Sports e games da América Latina.

Com mais de 3 mil metros quadrados e localizado no bairro da Aclimação, a On e-Stadium atuará no formato 360°, com uma arena, escola, centro de treinamento, salas de mídia, streamings, área dedicada de gaming experience e espaço para eventos.

O complexo ainda terá uma lanchonete temática e loja especializada. Toda essa estrutura tem como objetivo promover o entretenimento digital, proporcionar experiências, aprendizado e geração de negócios em um ambiente totalmente interativo e conectado, engajando pessoas e marcas ao universo “gamer” e atendendo as demandas dos consumidores desse setor.

Perspectiva da fachada da On e-Stadium  em São Paulo
Divulgação
Perspectiva da fachada da On e-Stadium, em São Paulo

Comandado por jovens empreendedores, Rafael, 32 anos, Rodrigo, 27 anos e Leonardo, 20 anos, a On e-Stadium tem formato inédito no Brasil, e é inspirado em modelos consagrados dos Estados Unidos, Europa e Ásia.

"Teremos o maior complexo de e-Sports da América Latina, por reunir em um só lugar o que há de mais completo no universo de e-Sports, com centro de treinamento e educação, arena, estúdio, loja especializada, espaço gourmet, áreas para ativação de marcas e salas de gaming experience", disse Rafael.

"Também realizaremos eventos, campeonatos, workshops e palestras, algumas gratuitas, para manter sempre a On e-Stadium, como referência de conteúdo, seja presencial ou via EAD", completou um dos criadores do projeto.

Ainda segundo a Newzoo, o patrocínio é o maior fluxo de receita no setor de e-Sports no mundo, fechando 2018 com investimento superior a 350 milhões de dólares.

Aqui no Brasil o cenário não é diferente e a On e-Stadium já conta com o apoio de importantes marcas, como o digio, cartão de crédito do Banco CBSS, a gigante AOC e também a HyperX, uma das maiores fabricantes de periféricos.

A On e-Stadium deverá sediar importantes campeonatos nacionais e internacionais, treinar e revelar players e ainda ampliar oportunidades de negócios dentro do universo gamer.

Leia também: Games online podem virar modalidade olímpica nos Jogos de Paris, em 2024

No setor de cursos, vale mencionar a parceria com Vicente Martin Mastrocola, mais conhecido como Vince Vader, professor e doutor em game design na ESPM e autor de mais de 40 jogos para smartphone, internet e tabuleiros.

Outra parceria é com o curso de Sistemas de Informação (TECH), também da ESPM, que contará com profissionais de ponta na formação jovens e adultos.

A construção do complexo de e-Sports na capital paulista já está em andamento e para os próximos meses os realizadores prometem muitas ações promocionais em toda a cidade. A previsão de abertura da On e-Stadium é agosto de 2019.