Grêmio levou R$ 25 milhões pela Libertadores 2017; torneio de eSports pagou R$ 44 milhões ao campeão de Dota 2
Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio levou R$ 25 milhões pela Libertadores 2017; torneio de eSports pagou R$ 44 milhões ao campeão de Dota 2

Os eSports tem tido grande crescimento no Brasil e no mundo e cada vez mais têm movimentado grandes quantias de dinheiro. A prova disso é que o campeão do torneio de Dota 2 – jogo de arena - ganhou cerca de R$ 44 milhões, 43% a mais do que o Grêmio que venceu a Libertadores do ano passado – R$ 25 milhões.

Leia também: Site de apostas indica São Paulo como campeão do Brasileirão

O The International, o torneio de Dota 2, teve pela primeira vez um representante brasileiro, a equipe paiN Gaming - maior organização de eSports da América Latina e uma das mais tradicionais do Brasil.

O evento de eSports ocorre desde 2011 e sua oitava edição foi disputada entre os dias 20 à 25 de Agosto, na cidade de Vancouver, no Canadá. DotA é um dos jogos mais populares do mundo, sendo o primeiro a atingir a marca de 1 milhão de jogadores simultâneos.

A premiação do torneio se destaca de qualquer outra competição de eSports do mundo. Supera também muitos campeonatos esportivos tradicionais, como a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro de Futebol. No ano que vem, a Conmebol já anunciou que o campeonato intercontinental aumentará sua premiação para R$ 43,6 milhões , ainda menor do que o valor do The International.

Desde sua origem, a chamada prize pool (premiação total) do torneio aumenta significativamente a cada edição. De 2013 para 2014, a premiação saltou de R$ 11 milhões para R$ 41,3 milhões. Em 2016, este valor dobrou, chegando pela primeira vez aos R$ 82,6 milhões. Para o TI8, foi alcançada a marca de R$ 105,3 milhões, maior premiação da história do eSport.

O crescimento da recompensa é possível devido ao sistema da Valve, desenvolvedora do jogo, baseado em crowdfunding. O valor parte de uma base oferecida pela empresa - nesta edição, foi de aproximadamente R$ 6 milhões - e segue crescendo com parcelas de algumas transações eletrônicas específicas de dentro do game (a compra dos Passes de Batalha, pacotes de itens e benefícios).

Leia também: eSports será uma modalidade dos Jogos Asiáticos de 2022

Dessa forma, jogadores e fãs de Dota no mundo inteiro podem contribuir com o aumento da premiação. Fazendo assim o e Sports crescer como mercado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!