Tamanho do texto

O atleta mais rápido de todos os tempos perdeu o ouro no revezamento 4x100m rasos de Pequim 2008 por doping de seu colega de equipe

Com 9s58, Bolt é o detentor do recorde mundial nos 100m rasos
Reprodução / Twitter
Com 9s58, Bolt é o detentor do recorde mundial nos 100m rasos

O jamaicano Nesta Carter foi recentemente punido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por testar positivo em exame antidoping. O atleta era um dos componentes do quarteto vencedor do revezamento 4 x 100 metros rasos nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Com o resultado, Usain Bolt, Asafa Powell e Michael Frater, os companheiros de Carter, perderam suas medalhas de ouro.

LEIA MAIS: Seis dos oito atletas mais rápidos da história foram pegos no doping

Usain Bolt , muticampeão olímpico e mundial, parece estar conformado em ter perdido um de seus nove ouros em Jogos Olímpicos e ainda disse não segurar qualquer rancor contra seu companheiro de equipe Nesta Carter. Pego no doping pelo uso de metilhexanamina, uma substância estimulante, o atleta alegou que irá recorrer à reanálise de sua amostra.

"Iniciamente eu fiquei decepcionado, é claro. Mas essas coisas acontecem... Não estou triste. Estou aguardando para saber o que vai acontecer, mas desisti da minha medalha", disse Bolt. O corredor devolveu o ouro logo após o pedido do COI e alegou que o fato não mudará tudo o que alcançou ao longo de sua carreira.

"É um fato infeliz. Temos que olha para o futuro. Conquistamos bastante coisa e agora é a hora de manter o pensamento positivo", disse Powell. "Não estou em posição para dizer se ele (Carter) deve ser punido ou não", continuou. Asafa Powell, inclusive já chegou a ser recordista mundial nos 100 metros rasos e em 2014 foi suspenso por 18 meses, pelo uso da substância estimulante oxilofrina.

LEIA MAIS: Por doping da Jamaica, Bolt perde ouro e Brasil herda bronze de Pequim 2008

Campeonato e medalhas

Usain Bolt, Asafa Powell e Michael Frater, os parceiros de Nesta Carter no revezamento, estão na Austrália para o Nitro Athletic Series. Em Melbourne, o meeting de atletismo conta com seis equipes de 24 atletas (12 homens e 12 mulheres). Austrália, China, Inglaterra, Nova Zelândia, Japão e Bolt All-Stars compõem os grupos.

LEIA MAIS: "Trump fez de mim um alien", desabafa bicampeão olímpico

"Eu entreguei minha medalha, mas agora estou me concentrando no Nitro Athletics Series", disse Bolt. O jamaicano era o detentor de nove medalhas de ouro em Jogos Olímpicos. 100 metros rasos, 200 metros rasos e em equipe, 4 x 100 metros rasos, um ouro por cada categoria em Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016. Com a punição de Carter e a devolução da medalha, o maior corredor de todos os tempos passa a reunir oito ouros olímpicos.