Maradona
Reprodução
Maradona

Os últimos dias estão sendo marcados por muita polêmica para a seleção argentina de Rugby . Após receber diversas críticas por não prestar uma homenagem compatível ao ex-jogador Diego Maradona , que  morreu no final do mês de novembro , agora, três jogadores, incluindo o capitão Pablo Matera , tiveram postagens lamentáveis expostas na internet.

Nelas, eles fizeram comentários racistas, sexistas e xenófobos. Após a repercussão, Matera, Guido Petti e Santiago Socino apagaram suas contas na rede social.

Em uma das postagens antigas, de 2012, quando defendia a seleção juvenil, Matera escreveu após disputar um torneio na África do Sul: “Por fim me vou deste país cheio de negros”.

A UAR (União Argentina de Rúgbi), que cuida do esporte no país, anunciou que os três estão suspensos da seleção até que saia a definição de um processo disciplinar que será instaurado. A entidade ainda escreveu que, “embora as mensagens tenham sido expressas entre 2011 e 2013 e não representem a integridade das pessoas que os três demonstraram ser durante este tempo em Los Pumas, condenamos qualquer expressão de ódio e a consideramos inaceitável”.

Você viu?

Em outra rede sociai, o capitão do time falou sobre as acusações. “Estou muito envergonhado. Peço desculpas pelas barbaridades que disse. Hoje preciso assumir o que disse há nove anos. Peço deculpas também para minha equipe e família", escreveu.

Adorada na Argentina, a seleção de Rubgy passou a receber muitas críticas por conta do tratamento dado a morte de Maradona. Em partida contra os All Blacks, da Nova Zelândia, no último sábado, usaram apenas faixas negras nos braços. Para piorar, os neozelandeses deram mais valor ao craque argentino, ao estender uma camiseta com o nome de Maradona no chão antes de sua famosa coreografia haka. 

Em meio as críticas, a equipe nacional postou nas redes sociais um vídeo pedindo desculpas e celebrando Maradona. Nele, Matera aparece dizendo: “Diego para nós sempre foi uma pessoa sumamente importante, uma pessoa que sempre nos apoiou e nos acompanhou”.

Além disso, em entrevista, o capitão assumiu o erro da equipe. “Sem dar muitas voltas, pedimos desculpas. À família do Diego, principalmente. E ao resto das pessoas que se sentiram mal. Nossa homenagem foi jogar a partida mais importante da história desse grupo pela camisa. E nosso legado como equipe é seguir o legado de Diego. Que fique sabendo que queremos continuar seu legado de unir os argentinos", disse ele, antes de se ver em meio ao escândalo de racismo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!