A longa novela envolvendo os casos de doping no esporte russo teve um assertivo fim na manhã desta segunda-feira (09). A WADA, a Agência Mundial Antidoping, baniu o país de competições internacionais pelos próximos quatro anos. Os russos têm 21 dias para entrar com recurso contra a decisão.

Leia também: Rio 2016: "Rei Arthur" confirma compra de votos para sede dos Jogos Olímpicos

Rússia é punida no Esporte
AP Photo/Darron Cummings
Rússia é punida no Esporte


Com a punição, a Rússia  fica fora da Olimpíada de Tóquio , em 2020, e dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim. Atletas russos que provarem a agência que estão limpos poderão competir sob bandeira neutra.

Leia também: 'Morra, Griezmann': Atlético de Madrid pode se complicar após canto da torcida

A WADA concluiu que os russos alteraram dados laboratoriais sem autorização, plantaram evidências falsas e apagaram arquivos conclusivos a possíveis casos de doping.

O escândalo começou em 2015, quando surgiram evidências de casos de doping em massa no esporte do país. A Agência Antidoping do país, a RUSADA, foi suspensa naquele ano. Em 2018, a delegação do país — selecionada e convidada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) — desfilou e competiu já sob bandeira neutra nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.

Leia também: Gonzalo Carneiro pega 2 anos de suspensão por doping de cocaína

Sede da última Copa do Mundo, a Rússia fica proibida de sediar eventos esportivos internacionais durante o período de punicão. Seus dirigentes esportivos estão proibidos de frequentar tais eventos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!