Kabaddi é esporte muito praticado em países da Ásia
Reprodução/Wikimedia Commons
Kabaddi é esporte muito praticado em países da Ásia

Muito praticado em alguns países asiáticos, como Bangladesh e Índia, o kabaddi é um esporte milenar, que conta com regras curiosas. A grosso modo, pode-se dizer que esta prática é uma mistura de pega-pega, rouba-bandeira e rugby. Mesmo ainda desconhecido no ocidente, o esporte vem conquistando adeptos pelo mundo e ganhando cada vez mais espaço.

Leia mais: Esportes estranhos pelo mundo: Tejo, a bocha explosiva da Colômbia

Embora as regras do kabaddi sejam compostas por muitos detalhes, basicamente o jogo segue as seguintes condições: duas equipes com sete integrantes cada são divididas em um campo retangular, medindo 13 metros de comprimento por 10 metros de largura. O objetivo é invadir o lado do adversário, tocar em um ou mais oponentes e voltar para seu campo.

O time que está atacando receberá um ponto para cada adversário que for tocado, desde que o atacante consiga voltar para seu lado do campo. Apenas um membro pode invadir o campo do adversário por vez. As equipes se alternam entre atacar e defender.


A grande curiosidade é que durante o processo de invasão ao campo do rival, o atacante deve pronunciar a palavra kabaddi de forma ininterrupta. Cada investida contra o lado rival dura 30 segundos. Os integrantes do time que está se defendendo precisam tentar evitar o toque ou derrubar o adversário de forma a imobilizá-lo. Se isso acontecer, o atacante que for derrubado será eliminado temporariamente. O jogo tem dois tempos de 20 minutos e a equipe que somar mais pontos vence a partida.

Leia mais: Esportes estranhos pelo mundo: Buzkashi, uma versão sangrenta do polo

Evolução e profissionalização

O Kabaddi chegou a ser demonstrado durante as Olimpíadas de 1936, em Berlim, na Alemanha. Nesta época, a prática deste esporte se resumia a campos de lama e competições amadoras.

Kabaddi
Reprodução/Wikimedia Commons
Kabaddi


Ao longo do tempo, porém, houve evolução. Hoje, o kabaddi faz parte dos Jogos Asiáticos e também possui uma Copa do Mundo. Na Índia , foi criada uma liga profissional em 2014 e o número de fãs só cresce. Em termos de audiência esportiva, o kabaddi só fica atrás do críquete no país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!