Uma atividade que une bocha, pólvora, cerveja e lançamento de disco: este é o Tejo, esporte popular na Colômbia. Praticado há séculos, este entretenimento explosivo nem sempre teve elementos bizarros como característica. A introdução da pólvora e da bebida alcoólica surgiu com o tempo. Mas é exatamente a adição destes aspectos que torna este esporte um dos mais estranhos ao redor do mundo. Que tal conhecer um pouco desta prática?
Leia mais: Esportes estranhos pelo mundo: Chess Boxing, a mistura do xadrez com boxe
O jogo é simples e as regras são parecidas com a bocha . Mas ao invés da bola, o protagonista aqui é o disco (chamado de tejo ). O esporte consiste em arremessar o disco em um alvo, que é repleto de pequenos envelopes em formato de triângulo contendo pólvora . O objetivo é acertar o alvo e, de quebra, explodir o máximo de envelopes possível.
O entorno do alvo é composto por argila, para que os discos arremessados possam ser amortecidos. Ao acertar o alvo e conseguir uma ou mais explosões, o competidor soma nove pontos. Caso acerte no alvo mas não haja explosão, o participante ganhará seis pontos. E, caso consiga alguma explosão fora do alvo, o jogador fica com três pontos. Tudo isso regado a muita cerveja . O esporte pode ser praticado por competidores individuais ou por equipes.
Leia mais: Esportes estranhos pelo mundo: Buzkashi, uma versão sangrenta do polo
Origem
Acredita-se que o Tejo surgiu há mais de 500 anos, com os indígenas colombianos. Em sua origem, o disco era composto por ouro e, com o tempo, acabou sendo substituído por outros metais. Há uma teoria, embora não comprovada, de que os explosivos foram acrescentados ao jogo na época da colonização espanhola.
O Tejo na sociedade colombiana
O jogo está presente principalmente entre as classes mais populares da Colômbia . Além de ser praticado como um hobby por muitos, o esporte também tem seu lado mais organizado, com a realização de competições disputadas por diversas equipes. Nestes torneios, há entrega de prêmios, troféus e medalhas.
O Tejo também se mostra como uma opção de diversão para viajantes e mochileiros que passam pela Colômbia. Os locais de hospedagem do país quase sempre recomendam aos turistas as arenas em que o jogo é praticado.
A questão da bebida alcoólica
O fato de o jogo ter o consumo de cerveja como uma de suas características faz com que empresas da bebida explorem a imagem deste esporte. No entanto, muitos colombianos demonstram que não querem mais essa associação do Tejo com a cerveja e lutam para que o esporte possa desfazer este vínculo.