undefined
Reuters
No Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 será proibido fumar em qualquer área de competição

Os atletas que competirão nos Jogos Olímpicos em Tóquio, entre junho e julho do ano que vem, tiveram uma surpresa nesta quinta-feira (28). Os organizadores do evento anunciaram que será proibido fumar nas dependências da Vila Olímpica.

Leia também:  Igualando 1989, brasileira faz história ao vencer nº 4 do tênis feminino

De acordo com o comunicado liberado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a decisão foi tomada com base nas mudanças que ocorrem no Japão em relação a qualidade do ar.

“Com base no desenvolvimento da lei, de regulamentações e da orientação do COI, a Tóquio-2020 decidiu adotar uma política rígida contra o tabagismo para proteger a saúde e a segurança dos atletas, espectadores e autoridades”, diz o texto publicado.

A lei que o Comitê se refere foi aprovada em 2018 pelo Parlamento e prevê um limite do fumo passivo em certos locais, como lanchonetes, restaurantes e etc. No próximo ano, começará a vigorar outra lei que proibirá o fumo em mais de 80% dos locais em que hoje são liberados. Já é vetado o fumo em escolas e hospitais.

Leia também:  Testemunha diz ter conversado com Daniel e jogador 'só queria usar o banheiro'

Será proibido fumar em instalações fechadas, instalações ao ar livre e nos perímetros de segurança das instalações operadas pela organização. A decisão será estendida para os Jogos Paralímpicos que serão disputados entre agosto e setembro.

É a primeira vez na história que existe a restrição em todos os ambientes. Em Londres 2012 e Rio 2016 era permitido fumar fora dos locais de competição. “A Tóquio-2020 almeja deixar um legado de saúde pública aprimorada para o país como um todo”, finaliza o comunicado do Comitê.

O Japão é o quinto país mais poluente do mundo. Por ano são emitidos 1.209 megatoneladas de CO2 na atmosfera, índice menor apenas do que o da Rússia, Índia, Estados Unidos e China.

Leia também:  São Paulo FC vai rifar camisas oficiais para Lar de crianças abandonadas em SP

E você, concorda com a ação dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020? Deixe sua opinião no espaço de comentários.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários