No Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 será proibido fumar em qualquer área de competição
Reuters
No Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 será proibido fumar em qualquer área de competição

Os atletas que competirão nos Jogos Olímpicos em Tóquio, entre junho e julho do ano que vem, tiveram uma surpresa nesta quinta-feira (28). Os organizadores do evento anunciaram que será proibido fumar nas dependências da Vila Olímpica.

Leia também:  Igualando 1989, brasileira faz história ao vencer nº 4 do tênis feminino

De acordo com o comunicado liberado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a decisão foi tomada com base nas mudanças que ocorrem no Japão em relação a qualidade do ar.

“Com base no desenvolvimento da lei, de regulamentações e da orientação do COI, a Tóquio-2020 decidiu adotar uma política rígida contra o tabagismo para proteger a saúde e a segurança dos atletas, espectadores e autoridades”, diz o texto publicado.

A lei que o Comitê se refere foi aprovada em 2018 pelo Parlamento e prevê um limite do fumo passivo em certos locais, como lanchonetes, restaurantes e etc. No próximo ano, começará a vigorar outra lei que proibirá o fumo em mais de 80% dos locais em que hoje são liberados. Já é vetado o fumo em escolas e hospitais.

Leia também:  Testemunha diz ter conversado com Daniel e jogador 'só queria usar o banheiro'

Será proibido fumar em instalações fechadas, instalações ao ar livre e nos perímetros de segurança das instalações operadas pela organização. A decisão será estendida para os Jogos Paralímpicos que serão disputados entre agosto e setembro.

É a primeira vez na história que existe a restrição em todos os ambientes. Em Londres 2012 e Rio 2016 era permitido fumar fora dos locais de competição. “A Tóquio-2020 almeja deixar um legado de saúde pública aprimorada para o país como um todo”, finaliza o comunicado do Comitê.

O Japão é o quinto país mais poluente do mundo. Por ano são emitidos 1.209 megatoneladas de CO2 na atmosfera, índice menor apenas do que o da Rússia, Índia, Estados Unidos e China.

Leia também:  São Paulo FC vai rifar camisas oficiais para Lar de crianças abandonadas em SP

E você, concorda com a ação dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020? Deixe sua opinião no espaço de comentários.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!