O duelo de sabre de luz virou esporte na França
Reprodução
O duelo de sabre de luz virou esporte na França

Os fãs de Star Wars tiveram uma boa notícia hoje. A Federação de esgrima da França reconheceu o duelo de sabre de luz como um esporte oficial. A ideia é atrair os jovens para as competições.

Leia também:  Nos anos 80, Mike Tyson ofereceu 10 mil dólares para lutar com gorila

O Sabre de luz , usado pelos personagens da saga de George Lucas, estão agora classificados como uma modalidade do esgrima assim como o florete, a espada e o sabre.

A categoria já tem regras definidas. Os duelos terão duração de três minutos, os concorrentes usaram protetores no corpo, como os já tradicionais na esgrima, e precisam atingir 15 pontos para que haja um vencedor.

O secretário-geral da Federação de esgrima , Serge Aubailly, comentou que a nova categoria pode estimular jovens a praticar esportes e tirá-los da frente dos computadores.

“Com os jovens de hoje, isso é um problema real de saúde pública. Eles não praticam nenhum esporte e apenas se exercitam com seus dedos. Está se tornando difícil persuadi-los a praticar um esporte que não tenha ligação em sair do sofá e jogar apenas com um polegar”, disse Aubailly.

Leia também:  Brasileiros do surfe não vencem 'Oscar do Esporte'; veja os ganhadores

“É por isso que estamos tentando criar uma relação entre nossa disciplina e as tecnologias modernas, desta forma, participar de um esporte parece natural”, comentou o secretário.

Pelo mundo já existem escolas que treinam fãs da saga Star Wars a utilizarem os sabres de luz. Na Itália, por exemplo, a LudoSport é uma das mais organizadas escolas do ramo. Lá os alunos tem contato com sete estilos diferentes além de rankings e competições oficiais.

Assista abaixo um vídeo promocional da escola:

Os sabres para competidores devem ser de policarbonato rígido iluminado com LED e, em alguns casos, tem até um chip que emite um som elétrico, assim como o produzido nos filmes.

Apesar da euforia da notícia, o duelo de sabre de luz não deve entrar no programa olímpico da esgrima nos próximos anos.

Leia também:  Veja todos os carros da temporada 2019 da Fórmula 1 e vote no mais bonito

Você, fã de Star Wars, o que achou do duelo de sabre de luz virar esporte?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!