Uma das brincadeiras mais famosas entre as crianças, principalmente até o fim do século passado, virou coisa séria. Sabia que existe um campeonato mundial de pega-pega? Sim! É o World Chase Tag , que começou a ser disputado em 2016.
Leia também: Parkour, o esporte urbano de força, agilidade e poder da mente
O campeonato mundial de pega-pega
chegou para levar a inocente brincadeira a um nível insano, usando muito as técnicas do parkour
- método esportivo que permite ao indivíduo ultrapassar de forma rápida, eficiente e segura quaisquer obstáculos utilizando somente as habilidades e capacidades do corpo humano.
Na competição, dois jogadores duelam em uma arena recheada de obstáculos, tornando o jogo mais emocionante e difícil. Enquanto um foge, o outro tenta pegá-lo, claro, assim como é a brincadeira, durante o tempo limitado de 20 segundos. O competidor vai marcando pontos a cada fuga do adversário.
Confira vídeos do Mundial de 2018:
Os organizadores idealizaram o Mundial de pega-pega por equipes composta por quatro atletas titulares e mais um reserva, mas as provas foram divididas no formato individual, um competidor contra outro. Se no tempo determinado quem está "fugindo" não for pego, ele vence a rodada e ganha um ponto.
Leia também: Os cuidados necessários para quem deseja praticar esportes radicais
Depois de 16 rodadas, o grupo que tiver a maior pontuação nas provas individuais conquista o título e uma premiação em dinheiro.
Leia também: Cheerleader: sucesso nos EUA, prática engatinha no Brasil
A terceira edição do campeonato mundial de pega-pega aconteceu no mês de setembro deste ano, na Inglaterra, com seis equipes na disputa: The Boys (Estados Unidos), Ape Escape (França), Ashigaru (Alemanha), Marrero Gang (Reino Unido), Ugen (Reino Unido) e Samurai 7 (Japão). O time Marrero Gang conquistou o tricampeonato.