Os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang foram encerrados neste domingo (25), com duas nações com maior número de medalhas de ouro: a Noruega e a Alemanha, ambas com 14 cada. O país nórdico, porém, venceu no total de medalha, com 39, contra 31 dos atletas alemães. Em terceiro lugar, ficou o Canadá, com 29 medalhas totais, seguido pelos Estados Unidos (23), Holanda (20), Suécia (14), Coreia do Sul (17), Suíça (15), França (15), Áustria (14), Japão (13) e Itália (10).
Leia também: Confira 10 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos de Inverno da Coreia do Sul
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, destacou que o evento ajudou a Coreia do Sul e a Coreia do Norte a se aproximarem. "O esporte ofereceu uma ponte de paz e continuará fazendo isso mesmo quando a tocha se apagar", disse. "Bye Bye, Pyeongchang", completou ao declarar encerrados os Jogos Olímpicos de Inverno.
"Os Jogos receberam novas provas que atraem jovens gerações. A tecnologia digital permitiu a um maior número de países assistir os esportes de inverno de múltiplos modos. Posso afirmar sinceramente: os Jogos Olímpicos de PyeongChang-2018 são os Jogos de novos horizontes", afirmou o dirigente.
Leia também: Confira as mais belas atletas presentes nos Jogos de Inverno de PyeongChang
A delegação da Rússia não pode desfilar com a bandeira do país na festa de encerramento , devido a uma proibição do COI pelo escândalo de doping envolvendo dois atletas russos durante o torneio. Os esportivas usaram, então, uma bandeira "OAR"- Olympic Athletes from Russia.
A cerimônia foi assistida por Ivanka Trump, filha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; pelo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in; e por uma delegação da Coreia do Norte. A próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno ocorrerá em Pequim, em 2022.
Leia também: Pais viajam 17 mil quilômetros de bike para ver o filho nos Jogos de Inverno
Entrou para a história
Os Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang reuniram 2.925 atletas de 92 países para participar de 15 disciplinas de sete modalidades esportiva. O evento na Coreia do Sul é o maior já realizado em toda a história e contou com fatos inéditos, como o acordo entre as duas Coreias, a delegação russa parcialmente banida e aumento no número de mulheres participantes.