A vida não foi nada fácil para Darren Till antes de se tornar um lutador do UFC. Com uma adolescência agitada em Liverpool, sua cidade natal, chegou a se envolver em uma briga de festa que quase lhe tirou a vida. Em agosto de 2012, levou duas facadas profundas nas costas e para se reestabelecer, foi aconselhado por seu treinador a migrar para o Brasil.
Leia também: À la Anderson Silva, lutador sofre lesão assustadora no MMA; veja o vídeo
Aqui, o intuito era de passar seis meses, seguir com a carreira no MMA e dar aulas de Muay Thai. No entanto, foram três anos e meio vivendo em terras brasileiras. Em entrevista à ESPN UK , o lutador do UFC relembrou sua chegada à América, aos 18 anos de idade. Além disso, contou que usufruiu do aplicativo Google Tradutor para aprender a falar a língua portuguesa.
"Foi estarrecedor. Não sabia quando voltaria, nem onde estava me metendo. Sempre pensava que estavam fazendo piadas sobre mim, pensava: 'Esses caras estão me zoando?'. Foi duro, morava em um apartamento e poucas pessoas falavam inglês. Era muito difícil comprar comida e ir ao supermercado", contou Darren Till.
Leia também: Lutador quase perde o olho ao ser atingido por taco de beisebol durante combate
"Pensei que se continuasse lá e não falasse o idioma , teria muita dificuldade. Então fiz uma lista e ela dizia: 'Você vai acordar, comer, ir à academia e quando voltar você vai estudar português no Google Tradutor e treinar de novo à noite'. Em alguns meses, estava com o português na ponta da língua", afirmou.
Em uma academia no Brasil, mais precisamente em Balneário Camburiu, em Santa Catarina, ele começou a dar aulas de Muay Thai. No meio tempo, manteve os treinamentos e aperfeiçoou seu nível. "Naquela época meu chão não era nada bom. Brasileiros são conhecidos pelo jiu-jitsu e eu estava sendo finalizado direto, mas pensava: 'Vai chegar um dia em que vou pegar vocês'. Gradualmente comecei a amassar os outros. Eu estava lá com uma missão, uma missão maluca", completou.
Leia também: Boxeador é preso em Miami acusado de matar o próprio pai
UFC
Depois de 12 lutas profissionais, 11 no Brasil e uma na Argentina, o britânico entrou para o UFC em 2015. No Ultimate Fighting Championship, Darren Till conta com cinco duelos, sendo quatro vitórias e um empate. O próximo encontro do lutador vai acontecer em maio de 2018, em Liverpool, sua cidade natal, contra o norte-americano Stephen Thompson, pela luta principal.