
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde desta quinta-feira (11) que a Copa do Brasil de 2026 dará direito a duas vagas na Copa Libertadores do ano seguinte. Ainda não está definido se a segunda vaga será direta ou à pré-Libertadores. Com a mudança, o Brasileirão, que conta com seis vagas (quatro diretas e duas à pré-Libertadores) perderá uma delas.
Como era
Em 2025, o Brasileirão credenciou seis times à Libertadores, enquanto a Copa do Brasil somente um, que será o campeão. Por conta do título do Flamengo na Libertadores, o país recebeu uma vaga extra. Caso Cruzeiro ou Fluminense sejam campeões da Copa do Brasil, haverá outro time brasileiro credenciado à competição continental em 2026.
Vaga direta ou indireta
A CBF informou que ainda estuda a situação da vaga. Também será analisado a situação em que o campeão e o vice da Copa do Brasil estejam já classificados à Libertadores por meio do Brasileirão.
