Pochettino marcou o primeiro gol do Fortaleza
Mateus Lotif / FEC
Pochettino marcou o primeiro gol do Fortaleza

Mais uma vez, o Fortaleza é protagonista de uma grande história de superação no Brasileirão. Depois de 27 jogos dentro do Z-4, o clube do Ceará conseguiu sair da incômoda zona ao vencer o Corinthians por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (3), na Arena Castelão, pela 37ª rodada. 

Os tricolores vão para o último jogo do campeonato dependendo apenas de si para evitar a queda. Eles estão na 16ª colocação da tabela, com 43 pontos. O primeiro time do Z-4 é o Vitória, com 42 pontos, goleado pelo Bragantino por 4 a 0. O próximo compromisso é domingo (7), às 16h, diante do Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

🔥Odds Altas Fla x Ceará
flamengoEmpateceará
1.27 5.29 12.28
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

Brenno desabafa

O goleiro Brenno, aos 45 minutos do segundo tempo, evitou o empate alvinegro e garantiu os três pontos. Ele defendeu o cabeceio do atacante Kayke. Foi a defesa da partida.

“Emoção muito grande. As pessoas só veem nos 90 minutos, mas somos seres humanos, o futebol vai muito além dos 90 minutos. Foram anos difíceis para mim e para nós, eu passei por uma cirurgia e ainda tenho dores até hoje", disse ao fim do jogo. "Ainda não conquistamos nada, mas se Deus quiser no próximo jogo vamos sacramentar a permanência do Fortaleza.”

Fator Palermo

Muito da recuperação se deve à chegada do técnico Martín Palermo, no início de setembro. O argentino foi contratado para substituir o português Renato Paiva, que teve um desempenho muito ruim – uma vitória, três empates e seis derrotas, contando Brasileiro e Libertadores.

Quando o novo comandante chegou, o Fortaleza tinha 15 pontos em 21 jogos, ocupando a 19ª posição e a vice-lanterna da tabela. Desde então, com Palermo, foram quatro derrotas, sete vitórias e quatro empates.

O melhor momento dos tricolores é o atual, com a equipe vivendo a invencibilidade de nove partidas: cinco vitórias, quatro seguidas, e quatro empates.

Durante este período, o empate com o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte, foi uma partida que simboliza a luta do clube para evitar o rebaixamento. Os visitantes chegaram a estar perdendo por 3 a 1, mas igualaram o placar em 3 a 3, com três gols do atacante Deyverson.

De 17 de maio a 26 de julho foram um empate e cinco derrotas consecutivas. Nesta ocasião, o comando técnico era de Juan Pablo Vojvoda, demitido no dia 14, depois de perder o clássico com o Ceará por 1 a 0.

No decorrer da temporada, quase que imediatamente, de 29 de julho a 31 de agosto, foram cinco derrotas – três seguidas – e um empate. A partir daí, a equipe ganhava e perdia, sem construir uma sequência. A probabilidade de queda para a Série B chegou a ser de 95%, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG. 

Bareiro goleador na hora certa

Dentro de campo, um dos grandes destaques do Fortaleza nos jogos mais recentes é o atacante Adam Bareiro. O paraguaio, autor de seis gols em 20 partidas, começou a balançar as redes na reta final do campeonato. Nos últimos seis jogos em que esteve em campo, marcou cinco vezes — um gol em cada uma de cinco partidas consecutivas.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes