
Para não prejudicar Lando Norris, a McLaren optou por um decisão que prejudicaria seus dois pilotos na janela de parada nos boxes, causada por uma bandeira amarela na 7ª volta do GP do Catar de F1 .
Depois de ser a única a manter seus dois pilotos na pista, a equipe teve que explicar ao líder do campeonato, em outras palavras, por que não errou apenas com Oscar Piastri . Quem se aproveitou foi Max Verstappen, que aproveitou a oportunidade para pular para a liderança da prova e se colocar entre os três pilotos disputando o título na última corrida.
Bandeira amarela “caiu do céu”
Como a fornecedora de pneus havia limitado o uso de qualquer composto a 25 voltas, todos os pilotos teriam que realizar pelo menos duas paradas no box para completar as 57 voltas. Uma decisão pela segurança, mas que também deu o que falar.
Por isso, o safety car na 7ª volta, depois de um acidente com Nico Hulkenberg, “caiu no colo” de todos os demais concorrentes. Só a McLaren não aproveitou. Até agora, a única explicação possível é que a equipe não quis prejudicar Norris, que teria que esperar no pit lane pela troca de Piastri, perdendo uma ou mais posições. Mas a decisão tirou as chances de vitória da equipe inglesa, herdada pela Red Bull Racing.
Momento “Senna x Prost”
O momento “Senna x Prost” do final de semana ficou para o rádio da McLaren, logo após a decisão controversa, com Lando Norris perguntando por que não foi chamado para box, já que Piastri não faria a parada.
O engenheiro se esquivou, mas depois de tudo que já aconteceu neste ano, cairia muito mal aproveitar a escolha de preservar Norris para enterrar de vez as chances de título de Piastri, o que provavelmente teria acontecido. Mas Norris tem lá a sua parcela de razão, pois ao decidir entre proteger o interesse da equipe e manter a integridade da disputa interna, a McLaren acabou não fazendo uma coisa nem a outra.
Estratégia maluca, pilotos nervosos
Com mais essa polêmica decisão, Verstappen ganhou uma parada em relação aos maiores concorrentes, perdendo só uma posição na pista, justamente a que tinha ganho de Norris na largada. Com isso, o piloto da Red Bull ficou com a corrida nas mãos e deixando a McLaren sem chance de reação.
Na primeira parada, Piastri e Norris perderem três posições, deixando Verstappen na liderança. Na segunda ida para os boxes da equipe britânica, Piastri se manteve em 2º e Lando Norris caiu para 5º. O líder do campeonato recuperou uma posição na penúltima volta, ao ultrapassar Andrea Kimi Antonelli, o que não foi suficiente para poupar a equipe das críticas do piloto, além da resignação de Piastri.
McLaren tomou a decisão certa?
A decisão da McLaren foi ruim para a própria equipe. A essa altura do campeonato, literalmente, poderia fazer sentido proteger o líder do campeonato, mas os cálculos finais mostram que as chances de um dos dois pilotos da equipe ser campeão diminuiram.
É difícil cravar o que teria acontecido caso a McLaren tivesse chamado os dois carros para box na 7ª volta. Mas a dinâmica da corrida indica que Piastri provavelmente teria vencido, enquanto Norris poderia disputar a 2ª posição com Verstappen na pista.
Se fosse bem sucedido, Norris eliminaria Verstappen e levaria o título de pilotos para Woking. Mesmo que não conseguisse, o britânico poderia ter ficado 22 pontos à frente do concorrente da Red Bull e com 12 pontos a mais do que o seu companheiro de equipe, que se manteria na vice-liderança do campeonato.
Tudo indica que, no pior cenário, Norris precisaria de um 3º lugar em Abu Dhabi — mesma situação atual — para ser campeão, mas o título da McLaren estaria bem mais seguro.
Verstappen mais perto do penta
Com a vitória, Verstappen ultrapassou Piastri na classificação do mundial de pilotos, chegando na briga para a última etapa da Fórmula 1 2025, em Abu Dhabi. O holandês precisa vencer e contar que Norris não suba no pódio para liderar a temporada pela primeira vez e ser pentacampeão do mundo de F1.
Lando Norris mantém a liderança, mas ainda precisa de um 3º lugar no circuito de Yas Marina para conquistar o seu primeiro título e tirar a McLaren da fila de 17 anos no mundial de pilotos.
Oscar Piastri ainda saiu no lucro do Catar, tirando 8 pontos em relação ao seu companheiro de equipe. Considerando que a melhor opção do australiano para ficar com a taça é vencer a última corrida, buscar 4 pontos em relação a Verstappen não preocupa tanto. Mas o piloto terá que contar com, no máximo, um 6º lugar de Norris para ser campeão.
Norris campeão com ajuda de Piastri?
O que pode ficar mesmo interessante é se Norris precisar da ajuda de Piastri para ser campeão, depois de terem brigado ponto a ponto toda a temporada. Por exemplo, caso Verstappen esteja na liderança, com o australiano em 2º ou 3º, com o britânico em 4º lugar. Mas, neste momento, não é impossível.