
Faltando somente duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, a briga contra o rebaixamento promete ser eletrizante. Restando apenas duas vagas para fechar o Z-4, que já tem Sport e Juventude matematicamente rebaixados, cinco times tentam evitar a queda para a Série B de 2026: Fortaleza, Internacional, Santos, Vitória e Ceará .
Até então em situação dramática poucas rodadas atrás, o Fortaleza é quem vive o melhor momento. Sem perder há oito jogos e com três vitórias consecutivas, o Leão do Pici aparece um ponto atrás do Santos, primeiro fora da zona da degola. Porém, o Tricolor é quem corre mais risco de queda, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 69,5%.
Internacional entra no Z-4, Santos respira
O Internacional teve a temporada virada de cabeça para baixo nas últimas semanas. Entrar na zona de rebaixamento parecia improvável, mas virou realidade com a derrota para o Vasco e a vitória do Santos sobre o Sport. Colorado e Peixe somam os mesmos 41 pontos, mas o time paulista tem saldo de gols melhor: -11 contra -12.
Com isso, o Inter passou a ter 40,8% de risco de voltar para a segunda divisão do Brasileirão, enquanto o Santos permanece com 51,4% de possibilidade de ser rebaixado. O fato de encarar São Paulo e Bragantino sem objetivos no Brasileirão dá esperanças ao Inter, uma vez que o Santos ainda tem pela frente o Cruzeiro brigando na parte de cima da tabela.
Vitória e Ceará dependem de si
Respirando um pouco mais aliviados estão Vitória e Ceará. O Leão venceu três dos últimos cinco jogos, já o Vozão somou um ponto precioso na última rodada, encerrando a sequência de duas derrotas consecutivas.
O Vitória possui 30,6% de risco de queda, de acordo com o departamento de matemática da UFMG. Para o Ceará, a probabilidade de descer de divisão é bem menor, com apenas 7,5%.
Veja o risco de rebaixamento no Brasileirão 2025
- Fortaleza - 69,5%
- Santos - 51,4%
- Internacional - 40,8%
- Vitória - 30,6%
- Ceará - 7,5%