
A quatro meses da estreia, a Audi F1 apresentou nesta quarta-feira uma evolução do design do carro que vai estrear com Gabriel Bortoleto na temporada 2026. A mudança é mais conceitual, alinhada com a futura identidade da marca. O desenho definitivo será apresentado em janeiro.
Mas o que mudou no desenho do Audi R26 em comparação ao carro apresentado há mais de dois anos, juntamente com o anúncio da equipe?
Marca Audi na F1
Uma mudança importante no Audi R26, que até pode passar despercebida para os fãs menos atentos, é a cor da icônica marca Audi, representada pelos quatro anéis. O logotipo preto, sobre o fundo cinza, ou branco, sobre o vermelho, deram lugar aos aros vermelhos, de forma mais consistente por todo o carro e está deverá ser uma referência da marca na F1, e se estender para outras categorias do automobilismo.

A estreia da Audi na Fórmula 1 está sendo encarada como uma oportunidade para apresentar ao mundo o novo conceito da marca alemã. A intenção foi revelada pelo chefe da área de criação da Audi, Massimo Frascella:
“Nós estamos implementando um linguagem de design unificada que reúne cada um dos aspectos da empresa”. “Isto faz da Fórmula 1 um projeto pioneiro para a nova identidade da marca” — completou.
Mas o logo também diminuiu de tamanho, o que está precisamente alinhado com a posição de equipe do que o papel de patrocinador principal, que será uma empresa do setor bancário e deve ter o maior destaque.
Design do Audi R26
A primeira diferença que se pode notar claramente é mesmo em termos de estilo. O novo design é muito mais “clean” do que o carro apresentado inicialmente. Os elementos mais estilizados que passavam uma ideia de velocidade e dinamismo, deram lugar a um desenho muito mais sóbrio, com linhas retas e clara separação de cores, o que tem a ver com o conceito que a marca quer transmitir: “limpo, técnico, inteligente e emocional”.
Curiosamente, as linhas que pareciam fazer referência à marca da fornecedora de material esportivo anunciada pela equipe meses após a revelação do desenho do carro, desapareceram. Mas o novo design também deixa mais espaços livres para a inserção do logotipo dos novos patrocinadores.
Cores Predominantes do carro
As cores permanecem as mesmas: cinza, vermelho e preto, alinhado com a identidade visual da marca. Mas o preto, predominante na primeira apresentação do carro, perdeu espaço, apesar de continuar na estrutura de segurança no topo do carro — ou “santo antônio” — e na parte traseira. No seu lugar, o cinza ou prateado agora ocupa a maior área do carro, inclusive da asa dianteira, que era vermelha inicialmente.
O vermelho que era muito presente, mas pintava as partes mais periféricas da carroceria, agora ganhou uma posição de grande destaque, na tampa do motor, além de detalhes nas entradas de ar e uma linha discreta na asa dianteira. Tudo isso para se destacar dentro e fora do grid. Com o carro em movimento, a cor vermelha também será fundamental para diferenciar a Audi da rival Mercedes nas transmissões de TV.