
A Série B chega nos momentos decisivos e o Novorizontino tenta mudar o enredo para não “bater na trave” do acesso inédito para elite pelo terceiro ano consecutivo. O time do Interior de São Paulo, que está a 1 pontinho de G4, ficou na 5ª colocação — primeira fora do grupo de acesso — nas edições de 2023 e 2024. Uma saga inspiradora, que começou como demonstração de força do Interior e ainda tem esperança de não transformar o sonho em uma grande frustração.
“Uma nova esperança”
O Novorizontino ocupa a 7ª posição, com 57 pontos, a duas rodadas do final da Série B 2025. O Tigre tem um ponto a menos que Chapecoense, Criciúma e Goiás — adversário do próximo domingo (16) —, que vêm logo à frente. Por enquanto, a Chape é quem está ficando com a última vaga de acesso. À frente estão Coritiba, Athletico e Remo.
O time não pode pensar em perder para o Goiás e mesmo um empate pode significar o fim da história. Uma vitória deixaria o Tigre vivo na disputa, quem sabe com a invasão do G-4.
37ª rodada: Goiás x Novorizontino - domingo, às 16h30 (hora de Brasília)
O Grêmio Novorizontino estava na quarta posição na 32ª rodada e, depois de três empates, passou as rodadas seguintes na 5ª colocação, fora do G-4 apenas pelo número de vitórias. Para se ter um ideia do drama, até a 34º rodada a equipe do Interior estava à frente do poderoso Athletico Paranaense, que agora ocupa a 2ª colocação, com dois pontos a mais.
Um novo empate, contra o Remo em casa, na última rodada, fez a equipe cair mais duas posições, e o filme das últimas duas temporadas passou a assombrar comissão técnica, jogadores e torcedores. Tanto que o treinador Enderson Moreira atirou para todos os lados na tentativa de encontrar uma explicação para a queda de produção no momento crucial, culpando a arbitragem e parte da imprensa.
2023: “O Despertar da Força do Interior”
No seu segundo ano na Série B, em 2023, a saga do Novorizontino em busca da Série A foi motivo de orgulho para a cidade de Novo Horizonte, de 38 mil habitantes, que fica a 400 km da capital. O time chegou à rodada 34 na 7º posição e chegou à 5ª colocação nas duas últimas rodadas, ficando por um ponto fora do G-4, mas mostrando a força do interior juntamente com o Mirassol, 6º colocado na competição.
2024: “Operário contra-ataca”
A temporada seguinte parecia ser o ano do acesso. Na Série B de 2024, a equipe chegou a ocupar a 2ª colocação a três rodadas do final, dois pontos atrás do líder Santos, ou seja, viva na disputa do título inédito. Mas uma derrota para o Operário em casa, deixou o suspense no ar. Na sequência, empate com o Paysandu e derrota para o Goiás, na última rodada, que destruíram o sonho da cidade.
Os torcedores do Tigre ainda viram o Mirassol, outro modesto time da região noroeste do estado, ficar com o vice-campeonato, antes de brilhar na Série A deste ano.
2025: “O Retorno de Jordi” ou “A Ascensão de Lucca Skywalker”?
Se o Novorizontino conseguir um final feliz para essa história, o episódio III poderia mudar de nome para “O Retorno de Jordi”, em homenagem ao goleiro ex-Vasco, ou “A ascensão de Lucca Skywalker”, caso o atacante Lucca — ex-Corinthians, Internacional e Fluminense — reapareça como na última vitória, sobre o Operário, para se tornar o herói do acesso.
