Você sabia que a seleção feminina do Brasil nunca venceu um Mundial, mas já foi vice? Neste domingo (09) as meninas estreiam na Copa do Mundo Fifa de futebol feminino, em Genoble - França, contra a seleção da Jamaica as 10h30 (horário de Brasília) e uma forma boa de aquecer para a competição é relembrar as campanhas anteriores do time no torneio.
Leia também: Veja a convocação da seleção feminina brasileira para a Copa do Mundo
Diferente do Mundial masculino, que teve sua primeira edição em 1930, a Copa do Mundo de futebol feminino tem apenas 28 anos de existência. O primeiro torneio oficial da Fifa aconteceu no ano de 1991, na China, com participação da seleção feminina do Brasil.
Os primeiros passos
Num torneio que tinha apenas 12 seleções, o Brasil esteve presente como o único representante da América do Sul e disputou a fase de grupos contra Suécia, Estados Unidos e Japão. Com apenas uma vitória contra as japonesas (1 a 0), as brasileiras foram eliminadas na primeira fase e viram as americanas conquistar o primeiro título do Mundial feminino .
A segunda edição da Copa do Mundo feminina aconteceu na Suécia em 1995. O Brasil novamente enfrentou Suécia e Japão, além da Alemanha. As meninas venceram as suecas por 1 a 0 e perderam para o Japão (2 a 1) e Alemanha (6 a 1), sendo novamente eliminada na primeira fase. A campeã dessa edição foi a Noruega.
A primeira conquista
Em 1999 os Estados Unidos receberam a terceira edição do Mundial. Num grupo com Alemanha, Itália e México, o Brasil conseguiu um feito inédito e se classificou em primeiro lugar. Elas venceram o México por 7 a 1, a Itália por 2 a 0 e empataram com a Alemanha em 3 a 3.
Nas quartas de final, a seleção feminina brasileira enfrentou a Nigéria e venceu por 4 a 3, com gol de Sissi nos acréscimos (ela inclusive foi uma das artilheiras da competição com sete gols). Na semifinal o Brasil pegou os Estados Unidos e perdeu por 2 a 0.
Rumo à disputa do terceiro lugar, as brasileiras jogaram contra a Noruega e depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal, venceram na disputa por pênaltis em 4 a 3.
Leia também: Confira as principais curiosidades históricas do Mundial feminino
A equipe formada por Maravilha, Nenê, Tânia Maranhão, Cidinha, Juliana Cabral, Maycon, Formiga, Kátia Cilene, Sissi, Suzana, Andreia, Fanta, Grazielle, Raque, Marisa, Pretinha, Priscila, Valéria, Deva e treinada por Wilson Oliveira, fez história alcançando o melhor resultado do país até então.
Estreia da rainha
Em 2003 os Estados Unidos voltaram a receber o Mundial e foi nessa edição que Marta fez sua estreia com a seleção feminina brasileira. O elenco tinha Andreia, Simone, Juliana Cabral, Tânia Maranhão, Renata Costa, Michele, Formiga, Rafaela, Kelly, Marta, Cristiane, Giselle, Mônica, Rosana, Renata Diniz, Maycon, Kátia Cilene, Daniela Alves, Priscila, Milene Domingues e era comandada por Gonçalves.
Dessa vez o grupo do Brasil foi formado por Coréia do Sul, Noruega e França. A equipe empatou com as francesas (1 a 1) e venceu os outros dois jogos (3 a 0 nas coreanas e 4 a 1 nas nórdicas). Porém, o sonho acabou nas quartas de final quando perderam para a Suécia por 2 a 1. A equipe finalizou o Mundial em 5º lugar.
A poucos passos da glória
Em 2007 o Brasil atingiu o maior ponto na Copa do Mundo de futebol feminino. Na fase de grupos enfrentou China, Nova Zelândia e Dinamarca. Comandadas por Jorge Barcellos, as meninas venceram os três primeiros jogos (4 a 0; 5 a 0 e 1 a 0, respectivamente). Nas quartas de final o Brasil derrotou a Austrália por 3 a 2 e se classificou para a semifinal.
A partida contra os Estados Unidos foi a mais emblemática daquela campanha. A seleção venceu as americanas por 4 a 0 com direito a dancinha. Na final enfrentaram a Alemanha e o Brasil perdeu por 2 a 0, ficando com o segundo lugar.
Apesar da decepção pela perda do título, elas fizeram a melhor campanha da história e mostraram que o Brasil poderia vencer um Mundial.
Eliminações precoces
Na primeira Copa do Mundo disputada na Europa, o Brasil caiu no grupo com Austrália, Noruega e Guiné Equatorial. As seleções não ofereceram grande perigo e o time treinado por Kleiton Lima venceu todas as partidas (1 a 0; 3 a 0 e 3 a 0, respectivamente).
A última partida da seleção brasileira na Alemanha foi contra as americanas, pelas quartas de final. O time dos Estados Unidos venceu nos pênaltis (5 a 3) depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal. O Japão foi o grande campeão da edição.
No último Mundial disputado no Canadá, em 2015, o número de seleções aumentou para 24. Nessa edição o Brasil enfrentou Coreia do Sul, Espanha e Costa Rica na fase de grupos e venceu as três partidas. Nas oitavas de final perdeu da Austrália por 1 a 0 e se despediu do torneio.
Em busca do título inédito
Você conseguiu reparar que o Brasil esteve presente em todas as edições da Copa do Mundo de futebol feminino? A seleção é a única ao lado de Estados Unidos e Alemanha a alcançar esse feito.
Nesse ano, no Mundial da França, o Brasil busca o tão sonhado título. Sob o comando de Marta e Formiga, a jogadora mais velha a disputar o torneio (41 anos) e por mais vezes (sete edições), a seleção feminina enfrentará Jamaica, Austrália e Itália na fase de grupos.
Leia também: Títulos e ativismo - Por que a melhor jogadora do mundo não estará na Copa?
Para você, é possível conquistar o título? Deixe seu comentário abaixo.
Confira todos os dias e horários dos jogos do Brasil no torneio:
Domingo (09/06) – as 10h30
Brasil x Jamaica
Quinta-feira (13/06) as 13h00
Austrália x Brasil
Terça-feira (18/06) as 16h00
Itália x Brasil