Você sabia que a seleção feminina do Brasil nunca venceu um Mundial, mas já foi vice? Neste domingo (09) as meninas estreiam na Copa do Mundo Fifa de futebol feminino, em Genoble - França, contra a seleção da Jamaica as 10h30 (horário de Brasília) e uma forma boa de aquecer para a competição é relembrar as campanhas anteriores do time no torneio.

Leia também:  Veja a convocação da seleção feminina brasileira para a Copa do Mundo

Diferente do Mundial masculino, que teve sua primeira edição em 1930, a Copa do Mundo de futebol feminino tem apenas 28 anos de existência. O primeiro torneio oficial da Fifa aconteceu no ano de 1991, na China, com participação da seleção feminina do Brasil.

Os primeiros passos

A seleção do Brasil disputou o primeiro Mundial em 1991
Reprodução
A seleção do Brasil disputou o primeiro Mundial em 1991

Num torneio que tinha apenas 12 seleções, o Brasil esteve presente como o único representante da América do Sul e disputou a fase de grupos contra Suécia, Estados Unidos e Japão. Com apenas uma vitória contra as japonesas (1 a 0), as brasileiras foram eliminadas na primeira fase e viram as americanas conquistar o primeiro título do Mundial feminino .

A segunda edição da Copa do Mundo feminina aconteceu na Suécia em 1995. O Brasil novamente enfrentou Suécia e Japão, além da Alemanha. As meninas venceram as suecas por 1 a 0 e perderam para o Japão (2 a 1) e Alemanha (6 a 1), sendo novamente eliminada na primeira fase. A campeã dessa edição foi a Noruega.

A primeira conquista

Em 1999, a seleção feminina do Brasil ficou com o terceiro lugar do Mundial
Reprodução
Em 1999, a seleção feminina do Brasil ficou com o terceiro lugar do Mundial

Em 1999 os Estados Unidos receberam a terceira edição do Mundial. Num grupo com Alemanha, Itália e México, o Brasil conseguiu um feito inédito e se classificou em primeiro lugar. Elas venceram o México por 7 a 1, a Itália por 2 a 0 e empataram com a Alemanha em 3 a 3.

Nas quartas de final, a seleção feminina brasileira enfrentou a Nigéria e venceu por 4 a 3, com gol de Sissi nos acréscimos (ela inclusive foi uma das artilheiras da competição com sete gols). Na semifinal o Brasil pegou os Estados Unidos e perdeu por 2 a 0.

Rumo à disputa do terceiro lugar, as brasileiras jogaram contra a Noruega e depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal, venceram na disputa por pênaltis em 4 a 3.

Leia também:  Confira as principais curiosidades históricas do Mundial feminino

A equipe formada por Maravilha, Nenê, Tânia Maranhão, Cidinha, Juliana Cabral, Maycon, Formiga, Kátia Cilene, Sissi, Suzana, Andreia, Fanta, Grazielle, Raque, Marisa, Pretinha, Priscila, Valéria, Deva e treinada por Wilson Oliveira, fez história alcançando o melhor resultado do país até então.

Estreia da rainha

Marta jogou o primeiro Mundial com a camisa da seleção feminina em 2003
AFP
Marta jogou o primeiro Mundial com a camisa da seleção feminina em 2003

Em 2003 os Estados Unidos voltaram a receber o Mundial e foi nessa edição que Marta fez sua estreia com a seleção feminina brasileira. O elenco tinha Andreia, Simone, Juliana Cabral, Tânia Maranhão, Renata Costa, Michele, Formiga, Rafaela, Kelly, Marta, Cristiane, Giselle, Mônica, Rosana, Renata Diniz, Maycon, Kátia Cilene, Daniela Alves, Priscila, Milene Domingues e era comandada por Gonçalves.

Dessa vez o grupo do Brasil foi formado por Coréia do Sul, Noruega e França. A equipe empatou com as francesas (1 a 1) e venceu os outros dois jogos (3 a 0 nas coreanas e 4 a 1 nas nórdicas). Porém, o sonho acabou nas quartas de final quando perderam para a Suécia por 2 a 1. A equipe finalizou o Mundial em 5º lugar.

A poucos passos da glória

No ano de 2007 a seleção feminina do Brasil ficou em segundo lugar na Copa do Mundo
Reprodução
No ano de 2007 a seleção feminina do Brasil ficou em segundo lugar na Copa do Mundo

Em 2007 o Brasil atingiu o maior ponto na Copa do Mundo de futebol feminino. Na fase de grupos enfrentou China, Nova Zelândia e Dinamarca. Comandadas por Jorge Barcellos, as meninas venceram os três primeiros jogos (4 a 0; 5 a 0 e 1 a 0, respectivamente). Nas quartas de final o Brasil derrotou a Austrália por 3 a 2 e se classificou para a semifinal.

A partida contra os Estados Unidos foi a mais emblemática daquela campanha.  A seleção venceu as americanas por 4 a 0 com direito a dancinha. Na final enfrentaram a Alemanha e o Brasil perdeu por 2 a 0, ficando com o segundo lugar.

Apesar da decepção pela perda do título, elas fizeram a melhor campanha da história e mostraram que o Brasil poderia vencer um Mundial.

Eliminações precoces

Seleção feminina do Brasil no último mundial disputado em 2015
Getty Images
Seleção feminina do Brasil no último mundial disputado em 2015

Na primeira Copa do Mundo disputada na Europa, o Brasil caiu no grupo com Austrália, Noruega e Guiné Equatorial. As seleções não ofereceram grande perigo e o time treinado por Kleiton Lima venceu todas as partidas (1 a 0; 3 a 0 e 3 a 0, respectivamente).

A última partida da seleção brasileira na Alemanha foi contra as americanas, pelas quartas de final. O time dos Estados Unidos venceu nos pênaltis (5 a 3) depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal. O Japão foi o grande campeão da edição.

No último Mundial disputado no Canadá, em 2015, o número de seleções aumentou para 24. Nessa edição o Brasil enfrentou Coreia do Sul, Espanha e Costa Rica na fase de grupos e venceu as três partidas. Nas oitavas de final perdeu da Austrália por 1 a 0 e se despediu do torneio.

Em busca do título inédito

Seleção feminina do Brasil nunca venceu o Mundial
Reprodução
Seleção feminina do Brasil nunca venceu o Mundial

Você conseguiu reparar que o Brasil esteve presente em todas as edições da Copa do Mundo de futebol feminino? A seleção é a única ao lado de Estados Unidos e Alemanha a alcançar esse feito.

Nesse ano, no Mundial da França, o Brasil busca o tão sonhado título. Sob o comando de Marta e Formiga, a jogadora mais velha a disputar o torneio (41 anos) e por mais vezes (sete edições), a seleção feminina enfrentará Jamaica, Austrália e Itália na fase de grupos.

Leia também:  Títulos e ativismo - Por que a melhor jogadora do mundo não estará na Copa?

Para você, é possível conquistar o título? Deixe seu comentário abaixo.

Confira todos os dias e horários dos jogos do Brasil no torneio:

Domingo (09/06) – as 10h30
Brasil x Jamaica

Quinta-feira (13/06) as 13h00
Austrália x Brasil

Terça-feira (18/06) as 16h00
Itália x Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!