Nesta segunda-feira (16), o processo jurídico de Daniel Alves ganhou mais um capítulo. Entrando na reto final do julgamento, o veredito final deve sair até o final de novembro. Consciente disso, a defesa do jogador, que foi recentemente trocada , tenta chegar a um acordo e fez até o pagamento de R$ 800 mil para a justiça espanhola , afirma o "UOL".
O pagamento desse valor serve como uma indenização por "atenuante de reparação de dano causado". Isso porque o código penal espanhol permite que seja feito um pagamento para reparar os danos causados por todo o processo à possível vítima.
A questão é que esse pagamento só será repassado para a vítima após a condenação do jogador. O interesse da defesa de Daniel Alves em fazer essa transferência é que ela pode reduzir a pena até pela metade do tempo previsto.
Na Espanha, a pena máxima para o crime de agressão sexual, o qual Dani Alves está sendo investigado, é de 12 anos. Ou seja, esse tempo poderia cair até para seis anos. No entanto, o "UOL" ressalva que caso encontre mais agravantes, a justiça espanhola pode voltar a aumentar esse período além dos 6 anos.
Outro ponto importante de ressaltar é que a defesa da vítima não pode 'vetar' o pagamento dessa quantia, para que assim Daniel Alves cumpra a maior pena possível. A indenização do "atenuante de reparação de dano causado" é um direito que está validado pela legislação espanhola.
Daniel Alves preso: relembre o caso
Daniel Alves é acusado de agredir sexualmente uma jovem dentro de um banheiro na boate Sutton, em Barcelona, Espanha. O caso ocorreu em dezembro de 2022 e ele foi preso no início deste ano.
O jogador deu várias declarações diferentes ao logo do processo, até admitir que houve relação sexual com a vítima. Daniel Alves sempre disse que houve consentimento, o que é negado pela jovem.
Na noite do ocorrido, a jovem foi atendida por uma ambulância, que foi chamada pelos responsáveis da casa noturna, e transferida para um hospital referência em atender vítimas de abusos. O relatório médico comprovou ferimentos leves compatíveis com uma "luta" que ela, provavelmente, teria travado com Daniel Alves.
O lateral teve todos os pedidos de soltura negados pela Justiça da Espanha e segue na penitenciária Brians 2. O Ministério Público espanhol havia alegado risco de fuga do jogador.
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.