Cotescu
Divulgação
Cotescu

O quarto árbitro que é o centro de uma grande polêmica, por um suposto comentário racista que provocou a saída dos jogadores de Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir do campo, na última terça-feira , terá pelo menos 10 jogos de suspensão se for considerado culpado após uma investigação disciplinar da UEFA.

O romeno Sebastian Coltescu foi acusado pelo auxiliar-técnico do Basaksehir, Pierre Webo, em um incidente que interrompeu o jogo da Liga dos Campeões e levou ao adiamento do jogo para essa quarta-feira, às 14h55 .

O Artigo 14 da última edição de medidas e procedimentos disciplinares da UEFA afirma que "qualquer pessoa que insulte a dignidade humana de uma pessoa ou grupo de pessoas por qualquer motivo, incluindo cor da pele, raça, religião, origem étnica, sexo ou orientação sexual, incorre em uma suspensão com duração de pelo menos 10 jogos ou um período de tempo especificado, ou qualquer outra sanção apropriada. "

O Artigo 3, por sua vez, estabelece que todos os árbitros estão sujeitos às regras do Artigo 14, assim como todos os clubes e seus dirigentes, todos os jogadores e dirigentes da UEFA. Se for considerado culpado, Coltescu ficará suspenso de todas as competições europeias.

Você viu?

A UEFA nomeou um Inspector de Ética e Disciplina "para conduzir uma investigação disciplinar sobre o incidente e os acontecimentos que levaram" ao abandono do jogo no Parc des Princes. "As informações relativas a esta investigação serão disponibilizadas em devido tempo", disse um comunicado da UEFA.

O presidente da Federação Romena de Futebol, Razvan Burleanu, por sua vez, disse ao Sky Sports News que "as palavras que todos nós ouvimos não têm lugar no futebol, especialmente porque os árbitros representam o padrão de respeito em campo e obediência às regras".

"Como Federação, não estamos apenas respeitando os valores da UEFA em matéria de inclusão social, anti-racismo e erradicação do discurso de ódio, estamos a promover estes valores. Se ficar provado que foi racismo, não haverá qualquer aceitação da minha parte. Precisamos esperar por todos os detalhes deste incidente e os resultados da investigação para tirar conclusões", apontou.

O jogo que será retomado hoje será comandado por uma equipe de arbitragem totalmente nova, liderada pelo árbitro holandês Danny Makkelie. O Istanbul Basaksehir confirmou na quarta-feira que o cartão vermelho mostrado a Webo foi suspenso e ele poderá jogar no banco de reservas normalmente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!