Em meio às estrelas que estarão em campo no duelo entre Chile e Uruguai, nesta segunda-feira (24) no Maracanã, uma delas possui ligação curiosa com o mítico estádio. Luis Suárez jogará pela primeira vez lá. E, se o Uruguai não chegar à decisão da Copa América, talvez seja a única. Uma história que poderia ter sido diferente. Não fosse o já famoso “não” que ele recebeu do Flamengo, com apenas 19 anos.
Leia também: Luis Suárez vai parar em hospital gaúcho após empate do Uruguai contra o Japão
A história já levou muitos torcedores ao desespero. Em 2006, Andrade , então olheiro do Flamengo , foi ao Uruguai observar jogadores do Nacional. Entre eles, Suárez . Após dois jogos, não gostou do que viu. À época, disse que ele não era melhor do que os atacantes da base rubro-negra, como Fabiano Oliveira.
"Ele não deu um chute ao gol. Numa das tentativas, quase acertou a bandeirinha de escanteio", contou Andrade.
O uruguaio, como se sabe, virou um dos principais astros do futebol mundial. Fabiano Oliveira não se firmou no Flamengo, que chegou a emprestá-lo para outros clubes. Em dezembro, foi anunciado pelo Vilhenense para a disputa do Campeonato Rondoniense. Já Andrade passou a ser ironizado pela decisão.
"As pessoas falam sem saber o que houve", disse o ex-técnico, referindo-se a uma declaração dada por Luciano Silva, ex-goleiro que atuou com o uruguaio no Groningen, da Holanda, em 2007
Leia também: Argentina, Uruguai e mais 4... confira os possíveis rivais do Brasil nas quartas
‘Fiz a coisa correta’
Por anos, o ídolo rubro-negro aturou as piadas sobre a recusa a Suárez. Até que, no último mês de maio, em entrevista ao canal “ESPN Brasil”, Luciano Silva revelou uma confidência feita pelo atacante: ao tomar conhecimento da presença de Andrade nas duas partidas, ficou nervoso e saiu-se muito mal em campo.
A revelação foi recebida como uma espécie de redenção para Andrade. O técnico campeão brasileiro de 2009 pelo próprio Flamengo fez questão de enviar a entrevista por um aplicativo de mensagens e pediu à reportagem que ajudasse a divulgá-la.
Leia também: Ex-presidente do Flamengo e outras 7 pessoas são indiciadas por mortes no Ninho
"Esse depoimento explica tudo. Ele estava nervoso, sabe que não foi bem. Diante disso, o que queria que eu fizesse? Fiz a coisa correta. Tenho consciência disso", concluiu Andrade sobre o 'não' para Suárez
.