Lance

Vinicius Júnior chegou a se lesionar no Real Madrid, prejudicando sua temporada
AS.com / Reprodução
Vinicius Júnior chegou a se lesionar no Real Madrid, prejudicando sua temporada

Negociado com status de maior venda da história do Flamengo , Vinícius Júnior fez sua primeira temporada no Real Madrid . O garoto de 18 anos desembarcou na Espanha em julho e teve um época de altos e baixos.

Leia também: Real Madrid precisa escolher entre Neymar e Mbappé, aponta jornal

Comprado pelos merengues por 45 milhões de euros (cerca de R$ 164 milhões na cotação da época), Vinícius Júnior  passou pelo Real B e conquistou espaço no elenco principal até se lesionar.

Veja uma retrospectiva desse primeiro momento do atacante no clube:

CHEGADA E PERÍODO NO CASTILLA

Apesar dos altos valores pagos pelos merengues, a torcida e imprensa espanhola conheciam pouco sobre o atacante. Recém-chegado ao time na época dirigido por Julen Lopetegui, Vinicius teve que conquistar seu espaço e pediu para atuar no Real Madrid Castilla para não perder ritmo de jogo. No período em que esteve na equipe B, o garoto jogou cinco partidas, todas como titular e marcou quatro gols. Virtudes Sanchez, jornalista do 'MARCA' falou sobre esse tempo do brasileiro no time B.

"Ele fez uma boa pré-temporada, chamou atenção da torcida e surpreendeu no início, mas o Lopetegui preferiu jogar com os homens de confiança dele e colocou Vinicius no Castilla. Ir para o Real B também foi um pedido do garoto, para não ficar parado. Normalmente quando um jogador badalado chega ao Real B, ele não é muito recebido pelos companheiros, mas o atacante conquistou a todos com muita humildade e simplicidade", comentou Virtudes, que teve o discurso corroborado por Fernando Kallás, jornalista do 'AS'.

"Ele jogou pouco no Castilla, mas foi a forma que ele mesmo encontrou de jogar e começar a adaptação dele ao clube. Foi importante para o Real ver que ele veio pra trabalhar e que não tinha ego. A vontade do Vinicius era jogar. Ele fez com a camisa do Real o que ele fazia no Flamengo. Sem medo, sem deslumbramento, com atrevimento e vontade. Mostrou que tem muito potencial, que a camisa não pesa e que o clube pode contar com ele pro futuro", analisou Kallás.

Vinícius Júnior no Real Madrid

POUCAS CHANCES COM LOPETEGUI E TITULARIDADE COM SOLARI

Apesar dos 31 jogos na temporada, Vinicius teve um início complicado na equipe principal. Sob comando de Lopetegui, o jogador ex-Flamengo teve pouquíssimas chances e fez sua estreia no time principal no fim de setembro, quando entrou aos 43 minutos do segundo tempo em uma partida contra o Atlético de Madrid. Com o treinador espanhol, o brasileiro não fez nenhuma partida como titular e sequer atuou mais de 15 minutos em um jogo.

No entanto, após a demissão de Lopetegui, no fim de outubro, o garoto começou a ganhar mais tempo em campo. Antes técnico do Castilla, Santiago Solari assumiu o comando do time principal do Real e deu oportunidades ao garoto. Logo no primeiro jogo com Solari, Vinicius jogou os 90 minutos da partida contra o Melilla pela Copa do Rei. Na partida seguinte, contra o Valladolid, no dia 3 de novembro, o atacante fez seu primeiro gol pelo Real.

Leia também: Guardiola e CR7 juntos? Agência afirma que o treinador assumirá a Juventus

"Desde a época de Castilla, Solari foi determinante na evolução do Vinicius. Com ele, o jogador explodiu no Real e torcida reclamava muito quando o garoto não era titular. Ele é muito querido pela torcida. Eu acompanhei toda transição do Vinicius no Flamengo para o Real e digo que é impressionante como os merengues o adotaram, cantando o nome dele, vestindo as camisas dele. Tudo que o Vinicius faz rende muito, é sempre a matéria mais lida", disse a jornalista.

Vinicius Junior - Real Madrid x Valladolid

LESÃO LOGO APÓS A CONVOCAÇÃO

De novembro até fevereiro, o brasileiro conseguiu uma sequência muito boa no time titular do Real Madrid. As boas atuações de Vinicius, com gols na La Liga e na Copa do Rei, chamaram a atenção de Tite, que convocou o jovem no dia 28 de fevereiro para a disputa de amistosos com a Seleção Brasileira. No entanto, uma lesão atrapalhou o sonho do garoto em vestir a camisa da Seleção principal pela primeira vez. 

Vinicius sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo direito no dia 5 de março na derrota do Real para o Ajax na Champions League. Dada a gravidade da contusão, o brasileiro foi cortado da lista de Tite na época. Vinicius ficou mais de dois meses fora de ação, mas já está recuperado e voltou a atuar. Contudo, o jogador não figurou na lista final para a Copa América. Virtudes criticou a opção de Tite em não levá-lo.

"O Tite foi injusto com Vinicius. Tinha convocado o garoto, mas a lesão o tirou da lista. Mas, agora, com ele recuperado, podia tê-lo chamado. Ele vai ser peça chave na próxima Copa do Mundo e o técnico tinha a chance de chamá-lo para sentir o clima da Seleção, disputar uma competição no próprio país. Com 18 anos, Vinicius já fez jogos importantes como contra o Barcelona. Zidane tem culpa por não dar ritmo nessa reta final, mas o Tite também tem", criticou a jornalista do 'MARCA'.

Vinicius Júnior sai chorando

EXPECTATIVA PARA A PRÓXIMA TEMPORADA COM ZIDANE

Após o período lesionado, Vinícius voltou aos treinamentos no dia 23 de abril, já com Zidane sob comando do Real Madrid. O brasileiro só voltou a ser aproveitado no dia 5 de maio, quando saiu do banco no fim da partida contra o Valladolid. O atacante fez mais duas partidas, uma como titular e outra como reserva e agora começa a pensar na próxima temporada. Virtudes Sanchéz e Fernando Kallás projetaram as chances do jovem com o técnico francês.

"Sobre o aproveitamento do brasileiro com Zidane, não sabemos o que vai acontecer na próxima época. Mas não foi positivo o fim da temporada, porque o treinador francês só colocou o atacante nos últimos 15 minutos da penúltima e antepenúltima rodada, quando o Vinicius precisava jogar pra poder convencer o Tite de convocá-lo para a Copa América no Brasil", disse Kallás, complementado por Virtudes.

"É a grande dúvida da imprensa no momento. Ninguém sabe o que Zidane vai fazer com Vinicius na próxima temporada. Pelo que se tem falado, o francês vai dar oportunidades ao garoto aos poucos para não sobrecarregá-lo. O brasileiro ainda precisa evoluir em alguns aspectos do jogo, como as finalizações e acredito que Zidane viu isso, e optou por desacelerar essa evolução, tirando a responsabilidade dele", encerrou a jornalista.

Vinicius Junior - Real Madrid x Real Sociedad

*Números de Vinícius Júnior na temporada:

Total de jogos na equipe principal : 31
Gols : 4
Jogos pela La Liga : 18 (9 como titular, 9 vindo do banco) e 2 gols
Na Copa do Rei : 8 jogos (todos como titular)e  2 gols
Mundial de clubes : 1 (vindo do banco) contra o Kashima Antlers na semifinal
Champions League : 4 jogos (3 como titular)
Partidas pelo Castilla : 5 jogos (5 como titular) e 4 gols

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!