Mkhitaryan não irá com o Arsenal para final da Liga Europa contra o Chelsea
Reprodução / Hanna Mckay
Mkhitaryan não irá com o Arsenal para final da Liga Europa contra o Chelsea

O atacante Henrikh Mkhitaryan, do Arsenal, está fora da final da Liga Europa, no dia 29 de maio, contra o rival Chelsea, em Baku, no Azerbaijão.

Por causa do corte das relações diplomáticas entre Armênia e Azerbaijão , o armênio informou que decidiu não ir, conforme escreveu nas redes sociais nesta terça-feira. A questão gerou preocupação há dez dias e estava sendo tratada com urgência pelos Gunners, que preferiram manter  Mkhitaryan  protegido.

Leia também: Edu Gaspar deixará a Seleção Brasileira e irá para o Arsenal após a Copa América

"Tendo considerado todas as opções atuais, tivemos que tomar a decisão difícil para mim de não viajar com a equipe para final da Liga Europa contra o Chelsea", escreveu o jogador armênio no Twitter.

O Arsenal também divulgou um comunicado para falar sobre a decisão de Mkhitaryan não viajar com o elenco.

"Nós exploramos completamente todas as opções para Micki fazer parte do elenco, mas depois de discutir isso com Micki e sua família, nós concordamos coletivamente que ele não estará em nosso grupo de viagem.Escrevemos para a Uefa expressando nossas profundas preocupações sobre essa situação. Micki tem sido um jogador chave na nossa corrida até a final, então isso é uma grande perda para nós do ponto de vista da equipe", diz parte do comunicado.

O Azerbaijão tem as relações políticas cortadas com a Armênia desde a Guerra de Nagorno-Qarabag. Os dois países travaram uma disputa territorial que durou seis anos (1988 a 1994), tendo ambos voltado a um conflito em abril de 2016, de seu nome "A Guerra dos quatro dias", pois durou precisamente quatro dias, entre 2 e 6 deste mês.

Mkhitaryan teria de pedir ao governo do Azerbaijão para poder estar na final. No entanto, havia o risco para a integridade pessoal do jogador, que é uma das personalidades armênias mais importantes a nível internacional. 

Leia também: Ex-atleta do Arsenal, Adebayor revela que quase tirou a própria vida aos 16 anos

Veja o comunicado na íntegra:

"Estamos muito desapontados ao anunciar que Mkhitaryan não vai viajar com a equipe para a final da Liga Europa contra o Chelsea. Nós exploramos completamente todas as opções para Micki fazer parte do elenco, mas depois de discutir isso com Micki e sua família, nós concordamos coletivamente que ele não estará em nosso grupo de viagem.

Escrevemos para a Uefa expressando nossas profundas preocupações sobre essa situação. Micki tem sido um jogador chave na nossa corrida até a final, então isso é uma grande perda para nós do ponto de vista da equipe.

Também estamos muito tristes por um jogador ter perdido uma grande final europeia em circunstâncias como esta, pois é algo que surge muito raramente na carreira de um jogador de futebol.

Mkhitaryan   continuará a fazer parte dos nossos preparativos até partirmos para Baku no final de semana".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!