Lionel Messi deixou de ser apenas um jogador do Barcelona para o povo catalão nesta quinta-feira (16). Agora além de atleta, o argentino também é o segundo futebolista da história a receber o Creu de Sant Jordi, a máxima condecoração do governo da Catalunha.
Leia também: Com Lionel Messi, Argentina solta pré-lista para Copa América; veja os nomes
O atacante recebeu a condecoração durante uma sessão solene e o texto para entrega do Creu de Sant Jordi para Lionel Messi foi o seguinte.
“Por sua fabulosa carreira esportiva, ele foi reconhecido como o melhor jogador de todos os tempos. Vindo da Argentina, ele veio para a Catalunha em uma idade muito jovem para se juntar às categorias mais baixas do FC Barcelona . Em um esporte de massa como o futebol, Leo Messi encarna os atributos sociais primordiais como humildade, honestidade, aprendizado, criatividade, senso de equipe e respeito”, disse a cerimonialista.
Durante o discurso também foi pontuado a importância de Messi em temas além do futebol como a construção do hospital SJD Pediatric Cancer Center de Barcelona .
“La Creu de Sant Jordi reconhece pessoas e organizações que se destacaram em sua trajetória civil e profissional por um compromisso com os valores sociais e culturais da sociedade catalã”, completou o presidente do governo, Quim Torra.
Ao receber sua condecoração , Messi subiu ao palco acompanhado de Josep Maria Bartomeu, presidente do FC Barcelona que liderou uma ampla representação do conselho. Ele posou para fotos e retornou ao seu lugar para que a cerimonia premiasse outras personalidades.
Leia também: Segue impasse! Voo atrasado impede possível acordo entre Palmeiras e Globo
Além de Lionel Messi , o outro futebolista que já recebeu o Creu de Sant Jordi foi Johan Cruyff, ex-jogador e ex-treinador do Barcelona. A condecoração foi entregue ao holandês em 2006.