Na manhã desta terça-feira (09) a Conmebol anunciou oficialmente Argentina e Colômbia como sedes da Copa América 2020.
Leia também: Zizito ou Capibi? Conmebol abre votação para mascote da Copa América 2019
A novidade da sede dupla foi tomada durante uma sessão do Conselho da entidade máxima do futebol sul-americano que também anunciou uma mudança no formato da Copa América .
A partir do ano que vem, a primeira fase da competição será dividida em dois grupos com seis equipes. Cada hexagonal (grupo de seis) classificará quatro equipes para a fase final, constituindo de quartas de final, semifinais e final.
Os grupos da Copa América 2020 já estão definidos:
Zona Norte – Brasil , Colômbia, Venezuela, Peru e seleção convidada;
Zona Sul – Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e seleção convidada.
Leia também: Pelé chega ao Brasil após passar por cirurgia em Paris e é internado novamente
Na edição deste ano, que acontecerá entre junho e julho aqui no Brasil, são três grupos com quatro equipes cada, sendo duas delas convidadas: Qatar e Japão.
“O objetivo central dessa mudança é fornecer mais facilidades para os torcedores e trazer geograficamente os jogos das seleções para o público sul-americano”, disse Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol .
O cartola também ressaltou que “o fã pode desfrutar de pelo menos cinco jogos de sua seleção, o que reforça o show e a festa esportiva”. Neste novo formato, a Copa América terá 38 jogos, 12 a mais do que o formato atual.
Ter uma Copa América com mais de uma sede não é novidade. Nos anos de 1975, 1979 e 1983, a competição teve vários países como anfitrião.
Leia também: Site vaza camisa branca que será usada pela seleção brasileira na Copa América
Apesar de divulgar os novos países sede, a Conmebol não especificou em qual país acontecerá a final da Copa América 2020.