Tamanho do texto

O time da baixada paulista é o único brasileiro entre os 30 maiores clubes do mundo, segundo a revista francesa; a equipe ficou na 27ª posição

Santos está em lista dos maiores clubes do mundo
Reprodução
Santos está em lista dos maiores clubes do mundo

Responsável pela entrega da Bola de Ouro, a revista France Football liberou na edição do mês de fevereiro uma lista dos 30 maiores clubes do mundo, de acordo com critérios próprios. Entre os selecionados está o Santos Futebol Clube, único time brasileiro no ranking.

Leia também:  Goleiro Bruno comete falta grave e não deve sair da prisão antes de 2023

Aos todo eram dez os critérios para que os clubes entrassem na lista da revista, são eles: número de títulos, prêmios individuais, poder de repercussão, atividade em redes sociais, receitas, vendas de camisas, contratações, valor de mercado, número de campeões mundiais em atividade e a ‘mística das equipes’ (critério subjetivo).

Em cada categoria os clubes eram ranqueados pelo seu nível de identificação e tinham uma pontuação. O primeiro recebia 20 pontos, o segundo 19 e dai por diante.

De acordo com a publicação francesa, apenas campeonatos continentais foram considerados na contagem de títulos, já que os títulos nacionais variam de acordo com a competitividade. Portanto, Liga dos Campeões, Concacaf, CAF, AFC e a Libertadores foram contadas.

O líder do ranking foi o Real Madrid, da Espanha, com 184 pontos em todas as dez categorias. A equipe merengue é a maior detentora de títulos da Liga dos Campeões, com onze. O top 06 ainda conta com Barcelona (177 pontos), Manchester United (151), Bayern de Munique (135), Liverpool (120) e Juventus (107).

Leia também:  Morre Gordon Banks, goleiro que fez "defesa do século" em chute de Pelé

O clube sul-americano melhor ranqueado na lista da France Footbaal é o Boca Juniors, na 18ª colocação com 31 pontos. Em seguida vem o Independiente, também da Argentina, na 27ª posição. O time de Buenos Aires é o maior campeão da Copa Libertadores da América, com sete títulos.

Lista dos 30 maiores clubes do mundo, de acordo com os critérios da France Football
Reprodução
Lista dos 30 maiores clubes do mundo, de acordo com os critérios da France Football

O Santos Futebol Clube está empatado com o Independiente e o América do México na 27ª posição com 18 pontos. O time paulista ficou mundialmente conhecido quando Pelé ainda atuava em campo e após revelar Robinho e Neymar.

Dono de três Libertadores da América, o Santos tem 106 anos de existência e durante esse tempo também conquistou duas Copas Intercontinentais, uma Recopa Intercontinental, uma Recopa Sul-Americana, oito títulos do Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil, 22 títulos do Campeonato Paulista, entre outros.

Leia também:  Liverpool anuncia jogo beneficente na Irlanda em prol de torcedor agredido

Apesar da presença do clube brasileiro, a maior surpresa da lista da France Football foi a presença do Al-Ahly, do Egito, na 21ª colocação, melhor ranqueado do que Roma e Galatasaray.

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.