Gordon Banks durante encontro com Pelé, ambos segurando um quadro com a
Twitter/Reprodução
Gordon Banks durante encontro com Pelé, ambos segurando um quadro com a "defesa do século"

O ex-goleiro inglês Gordon Banks, que fez uma das defesas mais famosas da história do futebol após uma cabeçada de Pelé, na Copa do Mundo de 1970, morreu na manhã desta terça-feira aos 81 anos de idade.

Leia também: Pelé revela puxão de orelha em Neymar e diz que tem receio de morrer

Gordon Banks perdeu uma longa batalha contra um câncer no rim e teve sua morte confirmada nas redes sociais pelo Stoke City, clube pelo qual atuou na carreira.

"Da família de Gordon Banks: é com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu tranquilamente durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas tivemos muitas memórias felizes e não poderíamos estar mais orgulhosos dele", disse o comunicado.

O arqueiro foi campeão mundial com a seleção inglesa na Copa de 1966 e é considerado um dos maiores jogadores da história na sua posição.

Leia também: Neymar rebate críticas de Pelé: "Eu não fiz teatro durante a Copa do Mundo"

A "defesa do século" realizada contra o Brasil aconteceu no Estádio Jalisco, no México, durante a fase de grupos da Copa de 70. Banks pegou a cabeçada de Pelé de forma espetacular, mas não evitou a derrota da sua seleção - 1 a 0 para os brasileiros, gol de Jairzinho.

Reveja a defesaça de Gordon Banks:

"Aquela foi a defesa mais importante da minha vida. Eu estava na primeira trave e tive de pular o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, tive que pensar a que altura a bola subiria depois de tocar no chão", lembrou o inglês em entrevista recente.

Leia também: Pelé nega ter presenciado irregularidades na eleição do Rio 2016

E Gordon Banks continuou. "Quando estiquei a mão e toquei na bola, não sabia onde ela ia parar. Eu ouvi o Pelé gritar gol. Quando ele cabeceou a bola, acho que pensou que tinha sido gol, porque cabeceou muito bem".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!