undefined
Reprodução
Acidente aéreo de 1958 vitimou oito jogadores do Manchester United e três membros do estafe do clube

O dia 06 de fevereiro é lembrado por torcedores do Manchester United como o dia do acidente de Munique. Em 1958, exatamente as 15h04, um avião que transportava jogadores e membros da comissão do Manchester United, além de jornalistas, caiu nas redondezas do aeroporto de Munique após tentar decolar.

Leia também:  Amigo de Emiliano Sala diz que jogador foi forçado a entrar em aeronave

Com 44 pessoas a bordo, o voo BE609 tinha partido do aeroporto internacional de Belgrado, na Iugoslávia e fez escala na Alemanha. Ao tentar levantar voo, pela terceira vez consecutiva rumo à Inglaterra, o avião passou por uma camada de neve derretida na pista e houve desaceleração da aeronave, causando o acidente . O piloto perdeu o controle e a aeronave caiu a alguns metros do aeroporto.

Ao todo foram 23 mortos, oito eram atletas do Manchester United e estavam voltando da partida contra o Estrela Vermelha, em Belgrado, pela Liga dos Campeões. A equipe empatou por 3 a 3, mas tinha conseguido se classificar para as semifinais da competição naquele dia.

Além dos jogadores, três membros da comissão dos Red Devils, oito profissionais da imprensa, dois tripulantes, um torcedor e um agente de viagem foram vitimados.

Leia também:  Neymar de volta ao Barcelona? Veja o que disse o presidente do clube

Um dos maiores nomes do futebol inglês, Bobby Charlton estava na aeronave e foi um dos 21 sobreviventes. O atleta, na época com 20 anos, passou três meses no hospital, mas logo se recuperou e retornou aos gramados.

undefined
Reprodução
Bobby Charlton foi um dos sobreviventes do acidente aéreo de 1958

Considerado um dos pilares da reconstrução do United após o acidente, Charlton ficou 15 anos de sua vida defendendo os Red Devils. Neste tempo venceu a FA Cup em 1963, a Liga Inglesa em 1965 e 1967 e a Liga dos Campeões em 1968.

Bobby também é um ídolo nacional. Em 1966 ele levou a Inglaterra ao título mundial ao derrotar a Alemanha Ocidental por 4 a 2. Na mesma temporada recebeu a Bola de Ouro da France Fottball.

Encerrou sua carreira em 1975 e recebeu o título de Sir da Rainha Elizabeth II. Bobby Charlton fez 758 jogos pelo Manchester United e marcou 249 gols.

Veja abaixo todos os jogadores mortos no acidente:

O Manchester United lembra todos os anos de sua perda. Desde o ocorrido, existe um relógio no Old Trafford marcando a hora exata do acidente, além de uma placa com o nome de todos os membros do clube que faleceram.

Leia também:  Relembre as 10 maiores goleadas da história da Copa do Brasil em vídeo

As redes sociais da equipe foram configuradas para fazer referência ao dia do acidente . Em partidas próximo da data, o clube sempre presta homenagens antes de a bola rolar. Nesta quarta-feira, em frente ao East Stand Memorial foi realizada uma vigília pelos mortos.

    Leia tudo sobre: Futebol

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários