Tamanho do texto

Cânticos racistas e antissemitas foram escutados no setor conhecido como a "curva norte" do Estádio Olímpico em partida contra o Novara

Torcida da Lazio no setor norte
Reprodução
Torcida da Lazio no setor norte

Em mais um episódio de racismo no futebol italiano, a partida entre a Lazio e o Novara, disputada neste sábado (12), pelas oitavas de final da Copa da Itália, ficou marcada por cânticos racistas e antissemitas entoados por torcedores "biancocelesti".

Leia também: Alvo de racismo em partida contra a Inter, zagueiro do Napoli é suspenso

Durante o jogo, que terminou com uma vitória da Lazio por 4 a 1, a torcida da "curva norte" do Estádio Olímpico gritou frases como "Esta Roma parece ser a África", "Amarelo, vermelho e judeu" contra o time rival, e com um público de apenas 13 mil pessoas, "o eco foi evidente".

Segundo relatos, os atos de racismo foram direcionados aos carabineiros, principalmente depois do conflito ocorrido na última terça-feira (8) durante a festa pelos 119 anos da Lazio, na Piazza dela Libertà, em Roma . Na ocasião, circularam panfletos com os dizeres: "Lazio, Napoli, Israel. Mesmas cores.

Mesma bandeira. Merda". Após a partida, o porta-voz do clube "biancocelesti", Arturo Diaconale, criticou a atitude dos torcedores, mas afirmou que focar em cantos racistas e antissemitas é psicose.

Leia também: Racismo: Jogadora do Tottenham afirma que rival imitou macaco durante partida

"Eu sou parte dos 98% dos espectadores que não ouviram os coros. Eu não vou colocar em discussão nem a boa-fé nem a audição daqueles que os ouviram. Se houve, a sociedade condena qualquer tipo de coro racista e antissemita, mas devemos também avaliar o tamanho do fenômeno", disse.

A presidente da comunidade judaica romana, Ruth Dureghello, por sua vez, publicou em sua conta no Twitter uma crítica após a partida.

"Precisamos de uma resposta cultural e social. Não se pode minimizar e fingir nada por medo de dar visibilidade a certos personagens. Não se pode deixar o esporte nas mãos de quem hoje faz coros racistas e antissemitas", escreveu.

Leia também: Torcida da Lazio veta mulheres em primeiras filas de estádio e promove machismo

Na temporada passada, torcedores da Lazio também se envolveram em uma polêmica após espalhar adesivos e folhetos antissemitas com uma imagem de Anne Frank.

O adesivo espalhado pela torcida da Lazio
Reprodução
O adesivo espalhado pela torcida da Lazio


    Leia tudo sobre: Futebol