O Manchester City tem tropeçado no Campeonato Inglês. Candidato ao bicampeonato, o time de Pep Guardiola perdeu as três das últimas quatro partidas, sendo a última derrota para o Leicester City por 2 a 1 no Boxing Day.
Leia também: Messi fala sobre volta de Neymar ao Barça; Bola de Ouro e Cristiano Ronaldo
De acordo com o treinador espanhol, a queda de rendimento do City no campeonato tem a ver com a ausência do brasileiro Fernandinho. Em entrevista coletiva logo após a derrota, Guardiola colocou seu ponto de vista.
“Fernandinho não está jogando porque está machucado, então temos que superar isso. Não temos um jogador com as características de Fernandinho e temos que pensar em como resolver. Vou refletir e pensar no que o time precisa (para voltar a vencer) e ajudá-los nisso”, disse Pep.
O brasileiro está afastado por conta de uma lesão muscular. Ele esteve presente na vitória da equipe por 3 a 1 contra o Everton, no último dia 15 de dezembro.
E parece que não é só o técnico do Manchester City que valoriza a importância de Fernandinho na equipe. No mês de outubro, o ex-jogador dos Citizens, Álvaro Negredo, se rendeu ao meia em entrevista ao site Goal.
“Fernandinho é um grande amigo meu. Ele é um jogador que você encontra em todo o campo, com boa qualidade para administrar a bola”, disse Negredo. “Ele recupera muitas bolas para a equipe e isso faz dele um jogador muito completo. Acho que substituí-lo será um problema real para o clube”, finalizou.
Leia também: Gareth Bale termina 2018 com maior marca de gols desde chegada ao Real
Constantemente chamado por Tite para a seleção brasileira, Fernandinho pediu recentemente para não ser mais convocado após receber ameaças de morte pela eliminação do Brasil na Copa do Mundo da Rússia. O atleta tinha enfrentado situação parecida depois da derrota por 7 a 1 da seleção para a Alemanha, em 2014.
Apesar de ser renegado pelos torcedores brasileiros, o jogador de 33 anos é um dos melhores passadores do Manchester City na atual temporada e participou de 23 jogos da equipe em 2018/19. Marcou um gol na Premier League e deu três assistências.
Leia também: Salah ameaça deixar o Liverpool se equipe contratar atacante israelense
Na equipe há cinco anos, Fernandinho conquistou duas vezes o Campeonato Inglês, três vezes a Taça da Liga da Inglaterra e uma Supertaça da Inglaterra com a camisa do City.