O árbitro inglês David McNamara
foi suspenso pela FA (Associação Inglesa de Futebol) por ter trocado o tradicional "cara ou coroa antes" para fazer o sorteio do lado do campo ou bola antes do jogo por um duelo de "pedra, papel e tesoura", também conhecido como jokenpô
.
Leia também: Árbitro é agredido durante partida e gera indignação no futebol italiano
Após esquecer a moeda no vestiário, o árbitro pediu para as capitãs do Manchester City, Steph Houghton, e do Reading, Kirsty Pearce, a definirem que time começaria a partida do campeonato feminino inglês no jokenpô, no dia 26 de outubro, em partida que terminou empatada por 1 a 1.
Os próprios auxiliares de Mcnamara pareciam surpresos com a decisão. Pelas imagens, é possível ver os bandeirinhas rindo. Quem venceu a disputa foi a capitã do City, que colocou "pedra", enquanto a jogadora do Reading escolheu "tesoura".
Leia também: Punido por elogiar árbitro, Rafa Benítez leva multa de R$304 mil na Inglaterra
A Federação Inglesa não gostou da solução, abriu inquérito, e puniu o árbitro com suspensão de 21 dias por "não atuar pelo melhor interesse do jogo". Mcnamara ficará longe dos gramados até o dia 16 de dezembro.
Leia também: Árbitro de Internacional e Santos se exalta e vai pra cima de dirigente Colorado
De acordo com as regras da FA, o lançamento da moeda pelo árbitro
é requerido antes do início das partidas para decidir qual equipe começará com a bola e como serão ocupados os lados do campo.