Tamanho do texto

"Tottilatria", que expressa a adoração religiosa pelo ex-jogador, entrou na série de "neologismos da semana" da mais famosa enciclopédia da Itália

O maior ídolo da história da Roma, Francesco Totti, virou um verbete de "La Treccani", a mais famosa enciclopédia em língua italiana. A publicação incluiu entre seus "neologismos da semana" a palavra "tottilatria", que representa a adoração quase religiosa pelo ex-camisa 10 do clube giallorosso.

Leia também: Pep Guardiola revela que 'nunca na vida' pediu a contratação de Lionel Messi

Fracesco Totti é o maior ídolo da história da Roma
Reprodução/Twitter/ChampionsLeague
Fracesco Totti é o maior ídolo da história da Roma

"Existe apenas um capitão. Assim cantam os seguidores de Francesco Totti , enquanto avançam em passeata. Muitos encontram segurança apetando nas mãos o símbolo sagrado no qual se reconhecem: a colher", explica a enciclopédia.

Leia também: Bendtner, atacante ex-Arsenal, é condenado a 50 dias de prisão na Dinamarca

"O sufixo '-latria' deriva do grego 'latréia' (servidão, culto) e é frequentemente usado como segundo elemento de palavras compostas para indicar adoração religiosa", acrescenta.

O texto faz referência ao histórico pênalti de cavadinha - que em italiano é chamada de "cucchiaio" (colher) - cobrado por Totti contra Van der Sar na Eurocopa de 2000, que garantiu a Itália na final, quando perderia para a França na prorrogação.

Visualizar esta foto no Instagram.

Coloriamo la città! Per fare prima, mi porto anche questi 2 amici 💛❤

Uma publicação compartilhada por Francesco Totti (@francescototti) em

Leia também: Justiça ordena apreensão dos passaportes de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Assis

Francesco Totti defendeu a Roma por mais de 24 anos e liderou o time na conquista de seu último "Scudetto", em 2001. Em todo esse período, disputou mais de 780 partidas e marcou 307 gols, além de ter sido campeão mundial com a Azzurra em 2006. Ele encerrou a carreira em 2017.

    Leia tudo sobre: futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.