A tecnologia chegou para ficar no futebol. Os estádios Centenário, Peñarol e Nacional , no Uruguai, agora contam com um recurso contra a violência nos estádios: sistema de identificação dos rostos de torcedores violentos e proíbe o acesso deles nas partidas de futebol. A solução de videomonitoramento com reconhecimento facial identifica até 25 rostos por segundo nos pontos de acesso aos três estádios.
Leia também: Jornal inglês lista 'novas promessas do futebol' com três brasileiros. Veja
O projeto recebeu o prêmio 2018 da Associação Latino-americana de Segurança (ALAS) na categoria de projeto mais inovador do setor privado. O sistema de combate a violência nos estádios foi selecionado entre 23 outros concorrentes da mesma categoria. Ao todo, foram 49 propostas recebidas pelo concurso.
Segundo um levantamento do site BolaVip, o Uruguai tem duas das torcidas organizadas (ou Barra Bravas) mais perigosas da América do Sul: La Banda del Parque – do Nacional de Uruguay e La Barra Amsterdam – do Peñarol.
O país enfrenta casos de violência nos estádios há muitos anos. Em 2008, a Associação Uruguaia de Futebol precisou suspender o Apertura, campeonato local , após uma briga violenta entre as torcidas de Danúbio e Nacional.
Leia também: Técnico da França diz que lesão atrapalhou desempenho de Neymar na Copa
A tecnologia permite um monitoramento eficiente do que acontece nos diferentes setores do estádio. As câmeras, somadas ao software Herta Security, detectam qualquer pessoa registrada como perigosa graças a uma lista unificada entre a Associação de Futebol do Uruguai, o Ministério de Interior e os próprios clubes. Na mesma hora, um agente de segurança recebe alertas automáticos.
"Estamos muito orgulhosos de ter recebido o prêmio por este projeto que contribui para trabalhar em uma questão tão sensível não apenas no Uruguai, mas em muitos países: a violência no futebol. Esse projeto demonstra como um sistema inteligente de vigilância por vídeo pode impactar a segurança de famílias em shows e entretenimento em grandes multidões", afirma Alessandra Faria, diretora da Axis Communications na América do Sul.
Leia também: Torcedor do Liverpool agredido por ultras da Roma está paralisado
Contra a violência nos estádios , a Federação Uruguaia de Futebol acredita no impacto positivo da tecnologia aos torcedores. "Foi um grande desafio para a instituição, e estamos muito felizes em ser pioneiros neste tipo de sistema de monitoramento em nossos estádios, o que sem dúvida ajudará a garantir a tranquilidade do público que assiste", celebra Andrea Lanfranco, Secretária Executiva Geral da instituição.