Policiais realizaram nesta quarta-feira 44 buscas em sete países europeus para investigar um suposto caso de manipulação de resultados e fraudes no Campeonato Belga, também chamado de Jupiler Pro League.

Leia também: Para aumentar competitividade, clubes se unem em acordo no Campeonato Holandês

O técnico do Club Brugge, o croata Ivan Leko, foi um dos detidos na operação que investiga fraudes no Campeonato Belga
Divulgação
O técnico do Club Brugge, o croata Ivan Leko, foi um dos detidos na operação que investiga fraudes no Campeonato Belga

As autoridades investigam casos de lavagem de dinheiro, corrupção e de jogos que teriam tido os resultados combinados, o que qualificam como fraudes no Campeonato Belga .

O técnico do Club Brugge, o croata Ivan Leko, o agente de jogadores Mogi Bayat, o ex-diretor esportivo do Anderlecht, Herman Van Holsbeeck, além dos juízes Bart Verertenten e Sebastien Delferioere estão entre os detidos nas operações que foram realizadas na Bélgica, França, Chipre, Macedônia, Montenegro, Sérvia e Luxemburgo.

Leia também: Jogadores polêmicos entram em ação novamente e agridem político em bar

Também são apuradas acusações de fraudes ligadas a transferências de jogadores. Os principais clubes da Bélgica , Anderlecht, terceiro colocado na competição nacional, Standard Liège, que atualmente ocupa a quinta colocação, e Club Brugge, que está em segundo lugar, estão entre os alvos das operações de busca e apreensão. Este último clube, inclusive, está disputando a Liga dos Campeões, no Grupo A, ao lado de Borussia Dortmund, Atlético de Madri e Monaco.

Mandados judiciais também foram executados em residências de jogadores, dirigentes, agentes de jogadores, empresários, jornalistas, árbitros, um treinador e um advogado, além de um escritório de contabilidade e "alguns eventuais cúmplices", de acordo com o a Procuradoria Federal belga. A operação mobilizou 220 policiais.

Leia também: Juventus recorre de punição após torcedores entoarem cantos racistas em clássico

Um relatório da Unidade de Fraudes esportivas da Polícia Federal do país, que revelou "indícios de transações financeiras suspeitas", deu início à investigação, conduzida desde 2017 pela Procuradoria do país europeu sobre possíveis fraudes no Campeonato Belga .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!