O PSV é um dos clubes que propuseram o acordo no Campeonato Holandês
EFE/Olaf Kraak
O PSV é um dos clubes que propuseram o acordo no Campeonato Holandês

O jornal ADSportwereld anunciou nesta segunda-feira um acordo no Campeonato Holandês. Três clubes teriam feito uma proposta para a liga de reverter cerca de 10% dos ganhos de qualquer time holandês na Liga dos Campeões e Liga Europa para as demais equipes da Eredivisie.

Leia também:  Jornal diz que Neymar saiu da sombra de Messi para a sombra de Mbappé

Publicidade

Na estimativa da publicação, uma boa campanha dos participantes na atual edição da Liga dos Campeões (dois clubes na fase de grupos com pelo menos duas vitórias e um empate), já renderia cerca de 10 milhões de euros (R$ 42,8 milhões na cotação atual) de receita adicional para as outras equipes para o acordo no Campeonato Holandês .

O Ajax e o PSV, que disputam a Liga dos Campeões 2018/19, apresentaram a proposta ao lado do Feyenoord, que não disputa competições internacionais nesta temporada. Se a Champions terminasse agora, o PSV estaria eliminado (com duas vitórias em dois jogos), mas o Ajax seguiria na briga (uma vitória e um empate).

Segundo informações do jornalista Sjoerd Mossou, as três equipes propuseram a doação do valor com o objetivo de estabelecer uma capacidade mínima financeira para todas as equipes e, consequentemente, aumentar o nível de competitividade do Campeonato Holandês.

Leia também:  Rodrygo é indicado para Troféu Kopa e Marta para à Bola de Ouro feminina

Porém, existem condições. Para que a doação seja feito, os outros clubes teriam que abolir os gramados sintéticos de seus estádios e aconteceria uma mudança no regulamento da competição. O novo formato reduziria a quantidade de times: de 18 para 16 e mudaria o sistema para mata-mata.

Publicidade

A ‘guerra’ contra os gramados sintéticos não é nova na Holanda . Em 2013, a Federação Holandesa de Futebol chegou a cancelar alguns jogos pelo estudo sobre danos a saúde dos jogadores em atuar com campos artificiais. Segundo uma pesquisa, havia substancias cancerígenas nos gramados.

Desde então, as grandes equipes têm tentado entrar em acordo para a reformulação dos campos, mas não obtiveram sucesso. A proposta atual seria uma resposta à redistribuição de cotas de televisão, apresentada pela Fox Sports há alguns meses, e que não agradou as equipes participantes.

Leia também:  Ederson diz que Alisson está 'um passo a frente' no gol da Seleção Brasileira

O jornal ADS revela também que o acordo no Campeonato Holandês vem sendo trabalhado desde maio e nos últimos meses ganhou muitos adeptos. O acordo será votado e discutido em Assembleia Geral em novembro. O Gerente Geral do Feyenoord, Jan de Jong, se diz otimista com a nova proposta. A ‘nova Eridivisie’ seria implantada até 2021. A decisão da Assembleia deve sair até o fim do ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!