A Fifa realizou cerimônia na tarde desta segunda-feira, em Londres, onde revelou qual foi o melhor jogador do mundo na última temporada. O vencedor do The Best foi Luka Modric , do Real Madrid e da Croácia, com 29,05% dos votos. Ele superou Cristiano Ronaldo, que foi escolhido por 19,08%, e Mohamed Salah, eleito por 11,23% o melhor da temporada.
Leia também: Modric supera CR7 e Salah e é eleito melhor jogador da Uefa na última temporada
Além do melhor jogador do mundo , foram anunciados também os vencedores de melhor jogadora do mundo, onde a brasileira Marta foi a eleita, de melhor técnico do futebol masculino, melhor técnico do futebol feminino, melhor goleiro e gol mais bonito da temporada. Além disso, a entidade revelou qual foi a seleção da temporada e entregou prêmios especiais para torcedores e fair play.
Confira abaixo todas as premiações entregues pela Fifa
Das mãos do brasileiro Roberto Carlos, a brasileira Marta, do Orlando Pride, recebeu o prêmio The Best de melhor jogadora do mundo. A craque ganhou pela sexta vez e superou Dzsenifer Marozsán, do Lyon, e Ada Hegerberg, também do Lyon.
Desta forma, a Marta se torna a maior vencedora do prêmio, deixando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo para trás. No palco, ela se emocionou muito.
Seleção da temporada
Foram escolhidos para anunciar os 11 melhores em cada posição o alemão Michael Ballack e o brasileiro Ronaldinho Gaúcho. Os eleitos foram: De Gea, Daniel Alves, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Modric, Kanté e Hazard; Messi, Mbappé e Cristiano Ronaldo.
Prêmio Puskás
O favorito para todos para ganhar o Prêmio Puskás de gol mais bonito da última temporada era Cristiano Ronaldo, pela bicicleta diante da Juventus, quando estava no Real Madrid, pela Liga dos Campeões.
No entanto, a votação popular influenciou e o vencedor foi o egípcio Mohamed Salah, pelo golaço contra o Everton, pelo Campeonato Inglês, em dezembro de 2017. Na hora de receber o prêmio das mãos de Didier Drogba e Noel Gallagher, nem ele parecia acreditar.
Leia também: Revista France Football anuncia Bola de Ouro para mulheres e premiação do sub-21
Melhor técnico de time masculino
O ex-treinador do Arsenal Arsène Wenger entrou no palco para entregar o prêmio de melhor técnico em times masculinos. Concorriam Didier Deschamps, da França, Slatko Dalic, da seleção croata, e Zinedine Zidane, pelos trabalhos feitos no Real Madrid.
O grande vencedor foi o francês Didier Deschamps, campeão do mundo com a seleção francesa.
Melhor goleiro
Concorriam ao prêmio de melhor goleiro da temporada o belga Thibaut Courtois, o francês Hugo Lloris e o dinamarquês Kasper Schemichel. Das mãos do brasileiro Jakson Follmann e do holandês Van der Sar o troféu foi entregue para Courtois, que também foi eleito o melhor da última Copa do Mundo.
Melhor técnico de time feminino
Para entregar o prêmio de melhor técnico do futebol feminino subiram ao palco o treinador da Inglaterra Gareth Southgate e Silvia Neid, ex-jogadora e treinadora alemã.
O vencedor foi Reynald Pedros, treinador do Lyon. Ele superou Asako Takakura, treinadora do Japão, e Sarina Wiegman, técnica da seleção holandesa.
Prêmio especial torcedores
A Fifa ainda entregou o prêmio especial para tocedores. Os vencedores foram os peruanos, que voltaram a ver sua seleção em uma Copa após 36 anos. Sami Al Jaber, jogador da Arábia Saudita, e Josephine Skriver, modelo dinamarquesa.
Fair Play
O prêmio Fair Play foi entregue pelo ex-árbitro Pierluigi Collina e pelo ex-jogador Paolo Maldini. O vencedor foi o alemão Lennart Thy, do VVV Venlo, que perdeu um jogo de sua equipe para doar sangue e ajudar um paciente que sofria de leucemia.
Leia também: Jornal monta "equipe do Real Madrid" com atletas que sonegaram impostos
Desta forma, o melhor jogador do mundo deixou de ser Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo após dez anos, ao menos por esta temporada.