A Uefa divulgou nesta terça-feira que Cristiano Ronaldo ganhou o prêmio de gol mais bonito da última temporada europeia. O tento premiado foi a bicicleta histórica contra a Juventus, pelas quartas de final da Liga dos Campeões.
Leia também: Uefa concede prêmio para jogador da Geórgia que se manifestou contra homofobia
Cristiano Ronaldo liderou a pesquisa com 197.496 dos 346.915 votos no total. Na segunda posição ficou o gol de Dimitri Payet, marcado na vitória do Olympique de Marselha por 5 a 2 contra o RB Leipzig, nas quartas da Liga Europa.
O francês recebeu 35.558 votos e ficou à frente da espanhola Eva Navarro, que recebeu 23.315 e ficou em terceiro lugar, com o tento feito contra a Alemanha, no Campeonato Europeu Feminino Sub-17.
Ao todo, 11 lances concorreram ao prêmio da entidade europeia e foram elegíveis os gols marcados em competições masculinas, femininas, por clubes, seleções, de campo ou salão.
Assista aos três gols vencedores abaixo
A decisão foi pública, mas o que a Uefa chama de 'Observadores Técnicos' também avaliaram cada um deles. Sobre o golaço do português, eles disseram: "Uma exibição extraordinária de técnica e capacidade atlética".
Já sobre o tento de Payet afirmaram: "Um excelente drible e remate com a parte externa do pé num momento importante do empate". E sobre o gol de Navarro: "Um belo remate de 'curling' após um trabalho ágil para bater as defensoras".
Primeira vez de Cristiano Ronaldo
A Uefa premia o gol mais bonito desde 2015, quando o vencedor foi Lionel Messi, assim como em 2016, com os golaços contra Bayern de Munique e Roma, respectivamente, pela Liga dos Campeões.
Leia também: "Ícone futebolístico de sua geração", David Beckham será homenageado pela Uefa
Em 2017, o vencedor foi croata Mario Mandzukic, pelo pintura contra o Real Madrid na final da Champions League. Logo, esta é a primeira vez que Cristiano Ronaldo leva o prêmio.