A Conmebol anunciou nesta terça-feira, após reunião do Conselho da entidade, que aconteceu em Luque, no Paraguai, a cidade de Santiago, capital do Chile, como sede da final da Libertadores de 2019 e a cidade de Lima, no Peru, como palco da decisão da Copa Sul-Americana do mesmo ano. Ambos os torneios serão decididos em partida única.

Leia também: Confira aqui tabela, todas as informações, e jogos da Copa Libertadores

A final da Libertadores de 2019 será na cidade de Santiago, no Chile, enquanto a final da Sul-Americana será em Lima, no Peru
DIVULGAÇÃO/CONMEBOL
A final da Libertadores de 2019 será na cidade de Santiago, no Chile, enquanto a final da Sul-Americana será em Lima, no Peru

A entidade que rege o futebol da América do Sul disse em nota que as escolhas das sedes da final da Libertadores e da Sul-Americana foram feitas após um "estudo rigoroso de critérios, mecanismos e processo de seleção" e que foi levado em conta a "organização, logística, segurança, tecnologia, aspectos políticos, sociais e ambientais", além de "habitação e mobilidade".

Três cidades haviam se candidatado para sedir as finais: Motevidéu, no Uruguai, Lima , no Peru, e Santiago , no Chile. A primeira acabou por retirar sua candidatura antes mesmo da decisão.

A Conmebol informou ainda que enviou equipes para inspecionar as duas cidades e que o trabalho durou dois dias e meio em cada candidata. Estádios, centros de treinamento, hotéis e aeroportos foram visitados.

"Essas decisões se devem ao objetivo estratégico de promover o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano através de maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis", afirmou o presidente da entidade, Alejandro Dominguez.

Leia também: Felipe Melo é chamado de macaco e faz gesto obsceno para torcedor no Paraguai

"Além de gerar mais receita para reinvestimento no desenvolvimento esportivo, as finais únicas serão uma grande oportunidade para a América do Sul, um grande salto em infra-estruturas esportiva, em organização de eventos, controles de segurança, conforto e atenção nos estádios, além de promover torneios regionais e mundiais, clubes e jogadores", acrescentou o dirigente.

"As finais únicas da Libertadores e Sul-Americana serão eventos que irão inspirar todos os sul-americanos a pensar grande", finalizou Dominguez.

Leia também: Corinthians perde para o Colo-Colo e sai atrás nas oitavas da Libertadores

E o palco da final da Libertadores 2019?

O Estádio Nacional do Chile deve ser o palco da final da Libertadores de 2019
Divulgação
O Estádio Nacional do Chile deve ser o palco da final da Libertadores de 2019

O estádio que receberá a  final da Libertadores de 2019 ainda não foi revelado, mas o escolhido deve ser o Nacional do Chile, palco da final da Copa América de 2015. A data também ainda não é de conhecimento público, mas o site chileno CDF publicou que  o campeão da maior competição da América do Sul será definido no dia 23 de novembro de 2019.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!